Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 12 Coletânea discute a relação com o tempo no mundo contemporâneo

Clientes

Coletânea discute a relação com o tempo no mundo contemporâneo

Dec 04, 2012

Pressa, agitação, ansiedade, falta de tempo. Tempo. Será que as vinte e quatro horas diárias diminuíram? Tempo. Como tem sido a adaptação humana à experiência dos tempos atuais? Tempo. A falta de tempo é um fato objetivo ou uma condição criada? Tempo. A coletânea de ensaios, 'Cronos ensandecido – sobre a agitação no mundo contemporâneo', organizada pelo médico Sergio Pripas e publicada da EdUFSCar, traz a discussão sobre a nossa relação com o tempo no mundo atual, dominado por agendas, relógios, compromissos, pressa imotivada. São 11 textos de 11 autores de áreas diferentes, que não têm a pretensão de chegar a uma resposta concreta, mas sim proporcionar um momento uma reflexão.

A pressão imotivada com a correria do dia a dia acabou por ser incorporada na rotina atual, sem que se percebesse. Como as mudanças ocorrem simultaneamente e em velocidades supersônicas, mal é possível dar conta dos diferentes tempos que nos acometem: o tempo psíquico, existencial, não mensurável, subjetivo e tão significativo em todas as experiências. No tempo do agora, da “cultura do descartável”, o ser humano defronta-se com permanentes mudanças de valores, relações, tecnologia e trabalho, sem a correspondente adaptação, o que pode levar ao estresse e suas indesejáveis consequências, abalando a própria identidade.

Cronos ensandecidoCronos ensandecido apresenta ao leitor o problema da falta de tempo e suas consequências, da perspectiva de diferentes olhares, sob a óptica de profissionais e pesquisadores como o bibliófilo José Mindlin, o jornalista da Folha de S.Paulo Marcelo Coelho, o cineasta João Batista de Andrade, o físico Adilson Oliveira, a psicóloga Maria Bernadete de Assis, o psiquiatra Sergio Blay, a arquiteta Sandra Silva, entre outros. Cada um escreve sobre o tempo segundo suas áreas de atuação, enriquecendo a visão sobre este tema plural. Ao contrário do relógio que mostra horas, minutos e segundos aprisionados no instrumento e seguindo um ritmo imutável, este livro traz diferentes vertentes do tempo, sob vários pontos de vista, escritos de várias formas, num convite explícito à reflexão e ao conhecimento dessa dimensão de que pouco nos damos conta.

Esse é o espírito desta coletânea de ensaios que, ao questionar o culto à velocidade, permite uma reflexão sobre o fascinante tema do tempo, capaz de vislumbrar outras maneiras de lidarmos com ele no nosso cotidiano. Um convite oportuno com a chegada do fim do ano e o início de um novo ciclo.

Sobre o organizador – Sergio Pripas é médico formado pela Universidade Federal de São Paulo, com título de especialista em Clínica Médica, Pneumologia e Saúde Pública, exercendo desde 1980 suas atividades no setor público em São Carlos, SP.

TítuloCronos ensandecido – sobre a agitação no mundo contemporâneo
Organizador: Sergio Pripas
Número de páginas: 167            
Formato: 21 x 14 cm
Preço: R$ 25,00
ISBN: 978-85-7600-155-3

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom