Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2013 03 EdUFSCar comemora 20 anos de existência em 2013

Clientes

EdUFSCar comemora 20 anos de existência em 2013

Mar 26, 2013

A Editora da Universidade Federal de São Carlos lançou seus primeiros livros em 1993, há exatos 20 anos. Na ocasião, foram publicadas três obras: 'Universidade, fundação e autoritarismo', 'Universidade-Indústria: depoimentos', e 'Poesia e política nas canções de Bob Dylan e Chico Buarque'.

Apesar de serem de áreas distintas, os três livros têm um traço em comum: refletem o intenso momento político pelo qual passava o país, que acabava de sair da ditadura militar e enfrentava o impeachment de seu primeiro presidente eleito pelo voto direto. Muito mudou de lá para cá. O Brasil consolidou sua democracia e sua economia cresceu, inserindo o país no cenário das grandes potencias internacionais. Mas, aquelas reflexões ainda hoje nos auxiliam a compreender nosso passado recente e lançam luzes sobre o futuro. 

Em comemoração aos seus 20 anos, a EdUFSCar resgata um breve perfil dos títulos que inauguraram uma trajetória e significaram os primeiros passos de uma Editora que é hoje reconhecida pela qualidade de seu catálogo, integrado por mais de 350 títulos, nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes. 

Além de estar presente nos principais eventos acadêmicos e culturais do país, apresentando ao público seu catálogo, a Editora acumula relevantes prêmios recebidos, como o Prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), Prêmio Nacional de Romance, patrocinado pelo governo do estado do Paraná, o Prêmio da UBE (União Brasileira de Escritores), e o mais importante prêmio nacional, o Jabuti, outorgado pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) em vários momentos. 

Em sintonia com as demandas do mundo atual, a EdUFSCar fechou parceria com a SciELO Livros para publicar livros em suporte digital, como alternativa para ampliar a difusão do conhecimento produzido na universidade. Os primeiros e-books acabam de  entrar no ar e estão disponíveis em: http://books.scielo.org/edufscar/ 

Segundo o diretor presidente da EdUFSCar, Oswaldo Truzzi, os resultados alcançados nesses 20 anos da Editora são expressão do trabalho coletivo. “Chegamos à maturidade, mas não deixamos de investir na permanente modernização, por meio de uma política editorial consistente, formada por nosso Conselho Editorial e por uma gestão pautada na busca da autonomia financeira”. Para o reitor Targino de Araújo Filho, “a EdUFSCAr vem, nessas duas décadas, cumprindo  sua missão de publicar livros relevantes para o desenvolvimento da ciência, da cultura e da própria universidade”.

Universidade, fundação e autoritarismo

uni-autoriA história do nascimento, implantação e consolidação da Universidade Federal de São Carlos é o foco do primeiro livro publicado pela EdUFSCar, Universidade, fundação e autoritarismo (262 páginas, R$ 20,00), de Valdemar Sguissardi, que contribui para a compreensão de diversos temas que envolvem a universidade brasileira a partir dos anos 60, especialmente durante a vigência do regime militar-autoritário. Entre esses, tem lugar de destaque o das razões da adoção do modelo fundacional e do papel que ele cumpre na universidade pública. A obra também discute o papel exercido pelo poder político-empresarial local, bem como revela aspectos da luta empreendida por sua comunidade acadêmica, na busca da democracia e autonomia universitárias.

Universidade-Indústria: depoimentos

uni-indO livro Universidade-Indústria: depoimentos (71 páginas, R$ 10,00), reúne depoimentos de pessoas que atuam na articulação do diálogo entre ambas, tanto no nível da reflexão como da ação. Carlos Vogt, Edson Vaz Musa, José Mindlin, José Roberto Ferro e Simon Schwartzman discutem aspectos como a emergência de estruturas específicas ao gerenciamento de pesquisa e desenvolvimento, conceitos como globalização da economia e seus reflexos sobre a demanda tecnológica, nossa postura de espectadores da Revolução Industrial dos anos 70, a necessidade de um modelo de desenvolvimento tecnológico, a interdependência entre pesquisa básica e pesquisa aplicada e a ideia de Universidade como centro pensante, transcendendo assim o papel de formadora de mão-de-obra para o mercado de trabalho. 

Poesia e política nas canções de Bob Dylan e Chico Buarque

chico-dylanEm Poesia e política nas canções de Bob Dylan e Chico Buarque, Lígia Vieira César examina a ideologia e a contra-ideologia dos textos poéticos de Bob Dylan e Chico Buarque. Para tanto, resgata a história da música popular norte-americana, da origem da balada à canção de protesto, e a origem do samba à criação de um ritmo genuinamente brasileiro, a Bossa Nova e sua variante, a Bossa Nova participativa. Estabelece, então, as influências político-literárias da contracultura em Bob Dylan e o contexto histórico pré e pós-64 vivenciado por Chico Buarque. Em seguida, analisa o conteúdo ideológico e contra-ideológico das canções de Bob Dylan e a temática das canções de resistência e de conteúdo órfico de Chico Buarque.

 Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom