Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2013 03 Titular da UFSCar lança obras introdutórias à Química Analítica

Clientes

Titular da UFSCar lança obras introdutórias à Química Analítica

Mar 27, 2013

Químico Orlando Fatibello Filho lança dois primeiros volumes da coleção “Introdução aos conceitos e cálculos da química analítica” durante o XIX Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica, que ocorre entre os dias 1º e 5 de abril em Campos do Jordão.

O professor titular do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos, Orlando Fatibello Filho, lança os dois primeiros volumes de uma coleção completa idealizada para estudantes e entusiastas da Química Analítica: Introdução aos conceitos e cálculos da química analítica. Integrantes da Série Apontamentos, publicada pela EdUFSCar, as obras abordam desde o  seus conceitos essenciais e o equilíbrio químico, até etapas mais avançadas como o equilíbrio ácido-base e suas aplicações na própria Química Analítica. 

No primeiro volume, Equilíbrio Químico e Introdução à Química Analítica Quantitativa, são  apresentados conceitos fundamentais da química desde os trabalhos pioneiros de Claude Louis Berthollet (1798) e de Guldberg e Waage (1864) da Lei da ação das massas ativas e o equilíbrio químico do ponto de vista cinético e Termodinâmico. Cálculos envolvendo as constantes de equilíbrio e equações da Termodinâmica (propriedades de estados), espontaneidade das reações, relação entre concentração e atividades, os vários tipos de equilíbrios químicos e os fatores que o afetam são discutidos pelo autor. São também abordados temas como concentrações das soluções, estequiometria das reações, os cálculos envolvidos em análises gravimétricas e volumétricas e cálculos estequiométricos.

quimicaJá no volume 2, Equilíbrio Ácido-Base e Aplicações em Química Analítica Quantitativa, são discutidos o equilíbrio ácido-base em soluções aquosa e não aquosa e aplicações em química analítica. 

Sobre o autor - Orlando Fatibello Filho possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1976), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1980), doutorado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (1985), Livre-docência em Química Analítica pelo IQ da USP (2000), pós-doutorado no Grupo do Prof. G. G. Guilbault do Department of Chemistry, University of New Orleans  (1987 a 1989).  Professor titular da Universidade Federal de São Carlos desde 2003, foi diretor da Divisão de Química Analítica da SBQ, do corpo editorial da Quim. Nova, e é do corpo editorial da Anal. Lett., do Journal of Analytrical Methods in Chemistry e editor sênior do Chemical Sensors.

Título: Introdução aos conceitos e cálculos da química analítica 1.
Equilíbrio Químico e Introdução à Química Analítica Quantitativa
Autor: Orlando Fatibello Filho
Coleção: Apontamentos
Número de páginas: 50                    
Formato: 27,9 x 21,5 cm
Preço: R$ 15,00
ISBN: 978-85-7600-287-1

Título: Introdução aos conceitos e cálculos da química analítica 2.
Equilíbrio Ácido-Base e Aplicações em Química Analítica Quantitativa
Autor: Orlando Fatibello Filho
Coleção: Apontamentos
Número de páginas: 137                    
Formato: 27,5 x 21,5 cm
Preço: R$ 38,00
ISBN: 978-85-7600-305-2

Sessão de autógrafos das obras no XIX Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica

Data: 02/04/2013 (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Campos do Jordão Convention Center, Avenida Macedo Soares, 499 - Capivari
Campos do Jordão - São Paulo – Brasil

 

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

 
Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom