Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2013 04 Juventude em foco em eventos católicos e pesquisa acadêmica

Clientes

Juventude em foco em eventos católicos e pesquisa acadêmica

Apr 11, 2013

A visita do papa em julho e a Campanha da Fraternidade deste ano têm o mesmo objeto que lançamento da EdUFSCar: a juventude católica brasileira.

Jornada Mundial da Juventude e Campanha da Fraternidade. O primeiro acontece entre os dias 23 e 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro e tem como objetivo dar aos jovens a oportunidade de conhecer as mensagens da igreja, com direito a encontro com o papa Francisco, que já confirmou sua presença. Já o segundo, tradicional no calendário católico brasileiro, adotou para este ano o tema ‘Juventude’, o mesmo do trabalho do sociólogo Fávio Munhoz Sofiati em Juventude católica: o novo discurso da Teologia da Libertação, lançado pela EdUFSCar em setembro de 2012

A obra analisa a formação e o desenvolvimento da Pastoral da Juventude, uma das comissões pastorais comprometidas com o Cristianismo da Libertação, num mergulho em sua pedagogia e opções políticas, um assunto pouco estudado pelas Ciências Sociais no Brasil. Aborda a evolução da Igreja no Brasil e desvenda o surgimento da teologia da libertação. Sofiati estabelece uma linha do tempo em que narra a trajetória da Pastoral da Juventude, desde sua origem até a última Assembleia Nacional, com o objetivo de investigar através do contexto histórico as transformações ocorridas ao longo de 40 anos na instituição.

Dividida em três partes: Gênese do Cristianismo da Libertação, em que são analisadas as mudanças ocorridas na Igreja Católica entre as décadas de 1950 e 1970; O método da formação da PJB, decorrentes da década de 1980 e As mudanças na Teologia da Libertação, esta obra permite ao leitor a entender os métodos cristãos de trabalho com a juventude.

Segundo Michael Löwy, que assina o prefácio, a história deste movimento, “seus conflitos internos e seus problemas de orientação pedagógica, religiosa e política são o tema deste apaixonante livro”.

Sobre o autor - Flavio Munhoz Sofiati é professor adjunto de Sociologia da Universidade Federal de Goiás – UFG (Faculdade de Ciências Sociais, Curso de Especialização em Políticas Públicas e Programa de Pós-Graduação em Sociologia). É formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp (2001), com mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2004) e doutorado na École de Hautes Études em Sciences Sociales – EHESS (França) em 2007/2008. Atualmente se dedica aos temas: Juventude e Religião, Catolicismo Contemporâneo, Movimento Carismático e Teologia da Libertação. É autor do livro Religião e juventude: os novos carismáticos. 

Título: Juventude católica: o novo discurso da Teologia da Libertação
Autor: Flávio Munhoz Sofiati
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 175
Preço: R$ 25,00 
ISBN: 978-85-7600-264-2

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom