Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2013 04 Pesquisadores analisam a educação de surdos e os aspectos relacionados à Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Clientes

Pesquisadores analisam a educação de surdos e os aspectos relacionados à Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Apr 25, 2013

Pesquisadores e docentes, surdos e ouvintes, que atuam na área de surdez, se reuniram para compartilhar seu conhecimento sobre questões que envolvem a surdez, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a educação de alunos surdos. O resultado vem agora a público, com o livro 'Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos', lançamento da EdUFSCar. Organizado pelas professoras Cristina Broglia Feitosa de Lacerda e Lara Ferreira dos Santos, reúne 14 artigos voltados a professores que iniciam suas experiências com alunos surdos.

O objetivo da obra é oferecer, além do conhecimento inicial sobre a educação de surdos e o aprendizado da Libras, o aprofundamento teórico sobre questões importantes que vêm sendo discutidas na área, bem como dar subsídios para a atuação do futuro professor da educação básica junto a alunos surdos.

São abordados conceitos como concepção de linguagem, a Educação Inclusiva para surdos e políticas vigentes, detalhamentos do funcionamento da Língua Brasileira de Sinais aos iniciantes nessa língua e introdução à gramatica da Libras. São ainda problematizadas questões da Política Nacional de Educação e sua articulação com os documentos oficiais que garantem, como direito das pessoas surdas, a educação bilíngue, incluindo estratégias metodológicas e estruturais para o ensino de alunos surdos. A obra abrange também temas como o surgimento da linguagem de sinais, as mudanças sofridas na língua ao longo dos anos, questões léxicas, simultaneidade e iconicidade, até então pouco discutidos na literatura disponível. 

Tenho um aluno surdo, e agora? possibilita uma ampla visão dos diversos aspectos relacionados à linguagem dos sinais e ao seu ensino, para subsidiar a formação de professores no atendimentos a alunos privados do sentido da audição.

Sobre as organizadoras – Cristina Broglia Feitosa de Lacerda é professora graduada em Fonoaudiologia pela USP, mestre e doutora em Educação pela Unicamp, tem experiência em Fonoaudiologia com ênfase em surdez e na área educacional, e coordena o Programa de Educação Inclusiva Bilíngue na rede municipal de Campinas. 

Lara Ferreira dos Santos é professora da UFSCar, graduada em Fonoaudiologia pela Unimep, mestre em Educação também pela Unimep e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, tem experiência em Fonoaudiologia com ênfase em surdez e na área educacional, e atua como assessora do Programa de Educação Inclusiva Bilíngue na rede municipal de ensino de Campinas.

TítuloTenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos  
Organizadoras: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda e Lara Ferreira dos Santos
Número de páginas: 254   
Formato: 23 x 16 cm
Preço: R$ 35,00
ISBN: 978-85-7600-307-6

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom