Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2013 05 Sociólogo lança em São Carlos 'Profissionalismo médico paulista e reforma na saúde adhemarista'

Clientes

Sociólogo lança em São Carlos 'Profissionalismo médico paulista e reforma na saúde adhemarista'

May 29, 2013

Fabio de Oliveira Almeida autografa na quarta-feira, 5 de junho, às 20h, no Almanach Bar

Um tema caro à Sociologia das Profissões é o processo de profissionalização. O sociólogo Fabio de Oliveira Almeida debruçou-se na análise de uma das carreiras profissionais mais influentes, tanto política como socialmente: a médica. Mas vai além, ao estabelecer as relações com um instigante fenômeno da política brasileira: a liderança de Adhemar de Barros, no governo paulista, entre 1947 e 1951. O resultado desta pesquisa original pode ser conferido em Profissionalismo médico paulista e reforma na saúde adhemarista, lançamento da EdUFSCar.

O livro divide-se em quatro capítulos que tratam da medicina e seu envolvimento com o adhemarismo em São Paulo. Os dois primeiros são de caráter conceitual e histórico sobre a Sociologia das Profissões internacional e do Brasil, estudos sobre as relações da medicina com o Estado brasileiro, bem como sobre o adhemarismo e o sistema político populista e suas conexões com as classes médias e com a profissão médica paulista. Os outros dois capítulos apresentam a análise empírica dos dados, coletados de jornais e da Revista Paulista de Medicina, em que se evidenciam as relações entre políticas de saúde adhemaristas e profissionalismo médico em São Paulo.

A originalidade de sua análise é “recorrer à abordagem que articula médicos e o poder local” e não o mercado, como é mais comum, destaca a socióloga Maria da Gloria Bonelli, no prefácio da obra. Um segundo aspecto de sua originalidade é a adoção do conceito de profissão e não de classe social, para refletir sobre o adhemarismo e a prática do populismo. Diferentemente da tradicional separação entre profissão e política, identificada no ideário da neutralidade do saber comum a outras profissões, este estudo aponta para a ambivalência na relação entre médicos e adhemarismo, com movimentos ora de aproximação, ora de distanciamento.

O livro se configura, portanto, como um estudo interdisciplinar, que articula a literatura da Sociologia das Profissões com uma problemática característica da Ciência Política e uma metodologia apoiada na investigação de arquivos, típica da História.

Sobre o autor – Fabio de Oliveira Almeida nasceu em São Carlos e cursou sua formação superior na Universidade Federal de São Carlos, onde se graduou em Ciências Sociais, fez mestrado e hoje desenvolve doutorado em Sociologia. Investiga o fenômeno do profissionalismo e como a realidade dos grupos profissionais se relaciona com a política brasileira, dedicando-se especialmente ao estudo da carreira médica paulista e ao contexto político de São Paulo.

TítuloProfissionalismo médico paulista e reforma na saúde adhemarista   
Autor: Fabio de Oliveira Almeida 
Número de páginas: 220 
Formato: 14 x 21 cm 
Preço: R$ 28,00 
ISBN: 978-85-7600-309-0

Lançamento em São Carlos

Data: quarta-feira, 5 de junho, às 20h
Local: Almanach Bar
Avenida São Carlos, 2338 – São Carlos (SP)

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom