Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2013 05 Pesquisadoras lançam em São Carlos 'Desenvolvimento profissional da docência'

Clientes

Pesquisadoras lançam em São Carlos 'Desenvolvimento profissional da docência'

May 28, 2013

As organizadoras do livro, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali e Maria da Graça Nicoletti Mizukami, autografam na segunda-feira, 3 de junho, às 17h, na Livraria EdUFSCar

A aprendizagem profissional da docência é um processo complexo, contínuo, situado e que sofre influência de inúmeras variáveis. Sua prática vem mobilizando diversas discussões nas escolas, universidades e em outros contextos educacionais. Para contribuir com esse debate, a EdUFSCar lança a obra Desenvolvimento profissional da docência: teorias e práticas, que reúne 12 artigos sobre as diferentes problemáticas que atingem os profissionais da educação em seu processo de aprender a ensinar.

Com base em uma variedade de referenciais teórico-metodológicos sobre a aprendizagem profissional da docência, os artigos contemplam diversos temas atuais. Entre eles, destacam-se: reflexão sobre as práticas docentes; formação de docentes do campo; formação de formadores; saberes e práticas de alfabetizadoras; Paulo Freire e a educação contínua de educadores e formadores; avaliação da aprendizagem e práticas de professores alfabetizadores; formação de professores e a educação a distância; educação inclusiva e a formação de formadores; programa de mentoria e professores iniciantes; e aprendizagem colaborativa em comunidade profissional.

Resultantes de investigações realizadas por pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, os artigos reunidos constituem o sétimo volume da série Aprendizagem da Docência, organizada pelas educadoras Maria da Graça Nicoletti Mizukami e Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.

A série Aprendizagem da Docência conta com outros seis títulos publicados:Aprendizagem profissional da docência: saberes, contextos e práticas; Complexidade da Docência e formação continuada de professores; Escola e aprendizagem da docência - processos de investigação e formação; Formação de professores - práticas pedagógicas e escola; Formação de professores: tendências atuais; Processos formativos da docência: conteúdos e práticas; e Teorização de Práticas Pedagógicas: escola, universidade, pesquisa.

Sobre as organizadoras – Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali é graduada em Psicologia pela FFCL de Ribeirão Preto, USP-1979, possui mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial-UFSCar-1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - USP, 1990). É professora titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos.

Maria da Graça Nicoletti Mizukami possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). É professora titular na Universidade Federal de São Carlos e na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

TítuloDesenvolvimento profissional da docência: teorias e práticas
Organizadoras: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali e Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Número de páginas: 351
Formato: 23 x 16 cm
Preço: R$ 46,00
ISBN: 978-85-7600-282-6

Lançamento em São Carlos

Data: segunda-feira, 3 de junho, às 17h
Local: Livraria EdUFSCar
Rodovia Washington Luís, Km 235 - São Carlos (SP)
Telefones: (16) 3351-8927 e 3351-8962

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no sitewww.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom