Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2013 06 Filósofo italiano Maurizio Lazzarato faz palestra em São Paulo

Clientes

Filósofo italiano Maurizio Lazzarato faz palestra em São Paulo

Jun 25, 2013

Autor, dentre outros, de 'O governo das desigualdades: crítica da insegurança neoliberal' (EdUFSCar) fará sobre 'Dívida, crise e produção de subjetividade' na próxima quinta-feira, 27 de junho, às 19h30, na PUC-SP.

Um dos pensadores políticos europeus mais independentes e originais da atualidade, proveniente do operaísmo italiano dos anos 1970, o filósofo Maurizio Lazzarato é um arguto analista do capitalismo contemporâneo. Em O governo das desigualdades: crítica da insegurança neoliberal  (EdUFSCar, 2012), ele se propõe a realizar uma análise socioeconômica dos conflitos ocorridos na França, entre 2003 e 2007, com os “intermitentes”, trabalhadores dos setores cênico, audiovisual e artístico da indústria do espetáculo, para entender o potencial de subversão e crítica radical do paradigma neoliberal do capitalismo moderno.

Em seu exílio na França, junto com Toni Negri, deu início a uma pesquisa sobre o trabalho dito “imaterial”, num contexto em que a produção se revelava cada vez mais centrada no conhecimento e na invenção, deslocando os parâmetros tradicionais da análise política. Inspirado nos últimos seminários de Michel Foucault, da década de setenta, e nas teorias de Gilles Deleuze e Félix Guattari, o autor busca acompanhar os novos mecanismos de poder vigentes no contexto neoliberal. Mas não o faz apenas teoricamente. Parte da luta concreta dos trabalhadores intermitentes no setor de espetáculos, que até então gozavam de proteção social condizente com o caráter descontínuo de sua atividade. A partir do estudo dessa categoria aparentemente secundária, revela uma tendência crescente do próprio trabalho no capitalismo atual: a não distinção entre tempo de trabalho e tempo de lazer, a alternância entre trabalho e não trabalho, a precarização do emprego, o lugar da invenção e da criatividade, dentre outros aspectos.

De forma minuciosa, Lazzarato disserta sobre os “tentáculos” neoliberais que, profundamente, se instalaram na sociedade, apontando suas reais ações e intenções, as quais, segundo o próprio autor, não anulam as capacidades do Estado. O leitor encontra em O governo das desigualdades um perspicaz panorama sobre as novas formas de trabalho no âmbito da governabilidade neoliberal. “Trata-se de uma cartografia viva dos dispositivos do poder, bem como um esforço bem-sucedido para tomar o pulso das lutas contemporâneas”, afirma no prefácio da obra o filósofo Peter Pál Pelbart, professor no Departamento de Filosofia e do Núcleo de Estudos da Subjetividade, da PUC/SP.

Sobre o autor – Filósofo italiano, Maurizio Lazzarato vive e trabalha em Paris. Ultimamente coordena uma pesquisa sociológica sobre os trabalhadores do cinema, da televisão e das artes cênicas. Acaba de concluir um livro sobre a produção da subjetividade em Félix Guattari e, juntamente com Angela Mélitopoulos, realiza uma instalação audiovisual sobre a relação entre o pensamento de Guattari e o animismo de uma exposição de arte contemporânea chamada Animisme

TítuloO governo das desigualdades: crítica da insegurança neoliberal
Autor: Maurizio Lazzarato
TraduçãoRenato Abramowicz Santos
Número de páginas: 93
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 25,00
ISBN978-85-7600-251-2

Palestra em São Paulo

Data: quinta-feira, 27 de junho, às 19h30
Local: PUC-SP campus Perdizes
Rua Ministro Godoy, 969 - Auditório 333 - (3º andar Edifício Reitor Bandeira de Mello – prédio novo) - São Paulo (SP)

Mais informações sobre a EdUFSCar estão disponíveis no site: www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected]
Thais Ribeiro | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom