Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2013 09 Coletânea discute mobilidade do trabalho na sociedade contemporânea

Clientes

Coletânea discute mobilidade do trabalho na sociedade contemporânea

Sep 06, 2013

Em meio a um momento de grande agitação social no Brasil e no mundo, quando os símbolos do capital e suas relações de trabalho são questionados pelas manifestações populares, a EdUFSCar lança oportunamente o livro ‘Outras Sociologias do Trabalho: flexibilidade, emoções e mobilidades’, organizado pelo sociólogo e professor titular da UFSCar, Jacob Carlos Lima, que reúne artigos sobre a mobilidade do capital e as novas relações de trabalho no contexto da globalização.

Os doze artigos produzidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros estão agrupados em três temas: “Mobilidades”, “Emoções, temporalidades e espacialidades” e “Transitorialidades”. Em comum, buscam dar um novo significado à sociologia, voltada para o campo do trabalho, a partir da análise comparativa da situação em diversos países, como Brasil, Inglaterra, Canadá e Catar. Os autores discorrem sobre as fronteiras que se dissolvem no processo de globalização, em que as relações se tornam mais líquidas e dispersas. A ideia do não lugar, do transitório, manifesta-se na mobilidade permanente, temporal e geracional dos trabalhadores.

A instabilidade, as perspectivas de futuro (ou sua falta), os deslocamentos, os novos espaços produtivos, a carreira possível, os significados do trabalho: essas “outras” sociologias refletem como no mundo atual os indivíduos se organizam na busca pela sobrevivência material e psíquica e como atribuem sentidos à existência.

Sobre o organizador – Jacob Carlos Lima é formado em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Realizou seu pós-doutorado nos Estados Unidos, no Massachussets Institute of Technologies, com foco na temática urbana. Atualmente é professor e pesquisador na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua em pesquisas nas áreas de Sociologia do Trabalho, Econômica e do Desenvolvimento, destacando-se os temas: industrialização regional, reespacialização da produção; reestruturação produtiva, acumulação flexível; mobilidades; informalização, precarização do trabalho, empreendedorismo; capital social, redes sociais e mercados de trabalho urbanos; trabalho informacional; cooperativas de trabalho e economia solidária; culturas do trabalho.

Título: Outras Sociologias do Trabalho: flexibilidade, emoções e mobilidades
Organizador: Jacob Carlos Lima
Número de páginas: 357                                                                    
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 48,00
ISBN: 978-85-7600-324-3
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 48,00
ISBN: 978-85-7600-324-3

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected]
Mariana Menezes | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom