Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2013 10 Arquiteta analisa as concepções subjacentes à intervenção e preservação patrimonial no Brasil

Clientes

Arquiteta analisa as concepções subjacentes à intervenção e preservação patrimonial no Brasil

Oct 15, 2013

Os temas relacionados ao patrimônio e a sua preservação vêm, ao longo das últimas décadas, ganhando cada vez mais destaque nas mídias nacionais e internacionais, bem como apelo junto à opinião pública, além de uma crescente alocação de recursos e investimentos, tanto pela iniciativa privada como pública, num processo relacionado à expansão do turismo. A questão das políticas públicas de preservação e gestão do patrimônio cultural é o foco da análise da arquiteta e urbanista Ana Lúcia Cerávolo, em ‘Interpretações do patrimônio: arquitetura e urbanismo moderno na constituição de uma cultura de intervenção no Brasil, 1930-1960’, lançamento da EdUFSCar.

O livro dialoga com dezenas de narrativas já feitas sobre o “patrimônio no Brasil” e se insere num questionamento a respeito da construção e reconstrução da cultura arquitetônica no país após o movimento moderno. De maneira sistemática, a autora aborda as principais correntes do restauro, de meados do século XIX a meados do século XX. A obra procura também identificar as peculiaridades ou adequações no Brasil da aplicação das teorias da restauração pelo grupo ligado ao movimento moderno, liderado por Rodrigo Melo Franco de Andrade e Lúcio Costa, apontando as conexões entre o Brasil e outros países da América Latina.

Como estudo dessas dinâmicas, dois projetos realizados em Salvador (BA) foram analisados profundamente e fartamente registrados por meio de fotos e documentos: o restauro e a conversão do Convento de Santa Teresa no Museu de Arte Sacra da Bahia e a restauração e adequação do Solar do Unhão para abrigar o Museu de Arte Moderna da Bahia. A autora faz ainda uma ampla revisão historiográfica sobre a política de preservação no país e a prática de intervenções realizadas por vários agentes desde a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), há 70 anos.

A importância cada vez maior do desenvolvimento urbano das cidades brasileiras e o crescimento da demanda entre arquitetos e urbanistas reforçam a necessidade de questionar aparentes consensos e discutir pressupostos teóricos da relação com o passado, as possibilidades de atuação da arquitetura e do urbanismo e o papel do patrimônio cultural na sociedade.

Sobre a autora – Ana Lúcia Cerávolo é arquiteta e urbanista. Possui doutorado na área de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo Moderno pela Universidade de São Paulo (USP), com ênfase em intervenções e restauro sobre o patrimônio cultural. Possui experiência em gestão de políticas públicas para preservação do patrimônio cultural, tendo coordenado as ações patrimoniais no Município de São Carlos (SP) por mais de dez anos. Coordenou e realizou diversas exposições, publicações e projetos para valorização e preservação do patrimônio cultural. Atua desde 1994 como pesquisadora do Grupo de Pesquisa ArqBras (IAU-USP), com projetos sobre arquitetura e urbanismo moderno.

Título: Interpretações do patrimônio: arquitetura e urbanismo moderno na constituição de uma cultura de intervenção no Brasil, 1930-1960
Autora: Ana Lúcia Cerávolo
Número de páginas: 228                                           
Formato: 23 x 21 cm
Preço: R$ 48,00
ISBN: 978-85-7600-330-4

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Mariana Menezes | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom