Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2013 10 Pesquisadores discutem as relações étnico-raciais nas escolas

Clientes

Pesquisadores discutem as relações étnico-raciais nas escolas

Oct 22, 2013

Os dois volumes do livro ‘Relações étnico-raciais: um percurso para educadores’, organizado pelo professor do Departamento de Sociologia da UFSCar, Valter Roberto Silvério e pelas coordenadoras do curso de especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais da mesma universidade, Érica Aparecida Kawakami Mattioli e Thais Fernanda Leite Madeira, foram escritos com sensibilidade e rigor conceitual por jovens pesquisadores inquietos com questões que ainda nos desafiam: Como desestabilizar certezas que hierarquizam e marginalizam conhecimentos, culturas e suas populações? Como construir o fazer docente na perspectiva das diferenças? De que modo preconceito e práticas de racismo podem ser expurgadas do cotidiano escolar? Essas questões constituem o ponto de partida das reflexões de todos aqueles que pretendem atuar para que a reeducação das relações étnico-raciais seja, de fato, uma realidade nas escolas do nosso país.

O primeiro volume abriga artigos sobre diferenças, sociedade e a escola, diversidade étnico-racial no Brasil, ensino de História e das relações raciais, a temática indígena no currículo escolar, Brasil-África: histórias cruzadas e literaturas africanas de língua portuguesa.

O segundo traz artigos sobre religiosidade africana e afro-brasileira, o corpo na construção da identidade negra, relações raciais e mídia e a face quilombola do Brasil. Com preciosas referências bibliográficas, os textos oferecem um percurso aos educadores. Os dois volumes integram a Coleção UAB, que tem por objetivo apoiar os processos de aprendizagem nos cursos à distância vinculados à Universidade Aberta do Brasil.

Sobre os organizadores – Valter Roberto Silvério possui graduação e Bacharelado em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1985), mestrado em Ciências Sociais pela Unesp(1992) e doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp (1999). Atualmente é professor associado do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Relações Raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais, educação, ação afirmativa, cidadania e afro-brasileiros.

Erica Aparecida Kawakami Mattioli possui graduação e licenciatura em Psicologia USP e mestrado em Psicologia e Educação pela mesma instituição. É pedagoga e especialista em Educação de Jovens e Adultos. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado em Sociologia na UFSCar, onde é coordenadora pedagógica no Núcleo de Extensão UFSCar-Escola, no Curso de Especialização em Educação para as Relações Raciais.
Thaís Fernanda Leite Madeira é bacharel e mestre em Ciências Sociais (UFSCar), onde desenvolve pesquisa de doutorado em Sociologia e é coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais.
 

Título: Relações étnico-raciais: um percurso para educadores – Volumes 1 e 2
Organizadores: Valter Roberto Silvério, Érica Aparecida Kawakami Mattioli e Thais Fernanda Leite Madeira
Número de páginas: 238 (volume 1) e 320 (volume 2)
Formato: 23 x 16 cm
Preço: R$ 28,00 (volume 1) e R$ 33,00 (volume 2)
ISBN: 978-85-7600-310-6 (volume 1) e 978-85-7600-311-3

 

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Mariana Menezes | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom