Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2013 12 Historiador analisa a imprensa italiana no Brasil

Clientes

Historiador analisa a imprensa italiana no Brasil

Dec 03, 2013

Um dos maiores especialistas sobre imigração italiana no Brasil, o historiador Angelo Trento empreendeu um paciencioso e meticuloso trabalho de garimpar publicações diárias, semanais, quinzenais e mensais editadas pela colônia italiana no Brasil e que ainda podiam ser encontradas em bibliotecas e arquivos tanto no Brasil como na Itália.

O resultado do esforço rendeu a mais completa compilação de notícias dessa comunidade veiculadas no Brasil, agora publicada em Imprensa italiana no Brasil: séculos XIX e XX, lançamento da EdUFSCar. Além de traçar um panorama da imprensa italiana no Brasil nesses dois séculos, o autor analisa suas caraterísticas salientes e as funções que se autoatribuíam, assim como suas debilidades. 

Ao longo de quatro capítulos (Das origens à Primeira Guerra Mundial, A imprensa operária, Entre as duas guerras e O segundo pós-guerra, 1946-1965), o leitor é conduzido ao entendimento preciso sobre como surgiu, se desenvolveu, se agigantou e se retraiu um escopo de publicações muito significativo e verdadeiramente excepcional por seu volume, diversidade de conteúdos, abrangência, tiragem, especialidade, funções e alinhamentos, tanto ideológicos como políticos.

Munido de amplo conhecimento historiográfico que lhe permite relacionar os conteúdos dos periódicos a traços biográficos dos profissionais desta imprensa e as diversas conjunturas sociais, econômicas e políticas que embalaram as trajetórias dos italianos no Brasil, Angelo Trento desperta a atenção por oferecer uma densa análise e interpretação sobre a imprensa italiana em nosso país, quando muitos a utilizam apenas como fonte histórica para referenciar estudos sobre migrações. O autor vai além, apresentando ainda um apêndice, em que perfila, por localidade e data, mais de 800 publicações e, quando possível, as instituições que hoje as abrigam.

O livro se constitui num retrato vivo das trajetórias, dos embates e dos dilemas da colônia italiana no Brasil, como estampado em seus periódicos e interpretado por um historiador que conhece os dois mundos: o Brasil e a Itália.

Sobre o autor – Professor aposentado da Universidade de Napoli e um dos maiores especialistas em imigração italiana no Brasil, Angelo Tentro, que nasceu em Roma, residiu em sua juventude (entre 1954 e 1959), por contingências profissionais familiares, em São Paulo, onde estudou parte do curso ginasial e do liceu clássico no Colégio Dante Alighieri. De volta à Itália, formou-se em Filosofia em Roma e Pavia e iniciou sua carreira profissional de historiador em 1971, como pesquisador na Universidade de Ancona e, depois, de Macerata. Lançou obras voltadas para a imigração italiana no Brasil como Là dov’é la raccolta del caffè. L’emigrazione italiana in Brasile, Do Outro Lado Do Atlantico: Um Seculo De Imigracao Italiana No Brasil, assim como outras que dizem respeito a revolução cubana como Storia illustrata della rivoluzione cubana e Castro and Cuba: From the Revolution to the Present.

TítuloImprensa italiana no Brasil: séculos XIX e XX
Autor: Angelo Trento
Número de páginas: 276
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 35,00
ISBN: 978-85-7600-325-0

 

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected]
Yuri Codonho | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom