Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2013 12 Psicólogas avaliam medidas para enfrentar e prevenir a violência na escola

Clientes

Psicólogas avaliam medidas para enfrentar e prevenir a violência na escola

Dec 12, 2013

As situações de provocações dos estudantes aos funcionários, agressões físicas e verbais entre colegas e total desinteresse para aprender são frequentes e despertam variadas reações dos educadores. Há os que preferem ficar indiferentes; outros só pensam na aposentadoria, em mudar de ocupação ou em uma transferência a uma escola mais calma. Há ainda aqueles que buscam com todo afinco resolver a situação apesar de não saber muito como e são mais raros os que conseguem aplicar por si mesmo estratégias efetivas.

Independentemente da posição do leitor, as psicólogas Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams e Ana Carina Stelko-Pereira propõem um desafio: conhecer mais sobre o que vem a ser violência na escola, suas causas e efeitos e o que pode ser feito para enfrentá-la e preveni-la. Com este objetivo, lançam Violência Nota Zero – como aprimorar as relações na escola, pela EdUFSCar, obra que pode ajudar os educadores a descobrirem se as estratégias que já utilizam são eficientes e que alterações podem potencializar suas conquistas.

O livro é formado por capítulos com textos teóricos que apresentam temas essenciais para uma intervenção adequada ao enfrentamento da violência escolar: Direitos Humanos, Cultura de Paz, desenvolvimento infantil, redes sociais e comportamento moral. Adicionalmente, apresenta um conjunto de textos sobre como avaliar a violência escolar e intervir nela, envolvendo alunos, pais e professores. Tais intervenções foram pensadas a partir de experiências ao longo do desenvolvimento da tese de doutorado da segunda autora, orientada pela primeira, que elaborou e testou um programa denominado “Violência Nota Zero”.

Sobre as autoras - Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams é professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordena o LAPREV (Laboratório de Análise e Prevenção da Violência) que faz pesquisa, ensino e extensão quanto ao enfrentamento e prevenção da violência, notadamente a violência intrafamiliar e a violência na escola. Possui Pós-Doutorado pela Universidade de Toronto (Canadá), Doutorado em Psicologia Experimental (USP/SP), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Manitoba (Canadá) e Bacharelado e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Supervisiona alunos no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar.

Ana Carina Stelko-Pereira é psicóloga (UFPR), especialista em Terapia Analítico-Comportamental (Paradigma), mestre em Educação Especial (UFSCar) e doutora em Psicologia (UFSCar). Realizou trabalhos teórico-práticos em relação ao enfrentamento da violência contra a mulher, maus-tratos infantis, violência escolar e bullying no Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV). É docente na Universidade Estadual do Ceará. 

Título: Violência Nota Zero – como aprimorar as relações na escola
Autoras: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams e Ana Carina Stelko-Pereira
Número de páginas: 244
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 34,00
ISBN: 978-85-7600-332-8 

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom