Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 01 Lincoln Amaral lança 'Trilogia amazônica' em São João da Boa Vista

Clientes

Lincoln Amaral lança 'Trilogia amazônica' em São João da Boa Vista

Feb 19, 2014

Sessão de autógrafos acontece na próxima quarta-feira, 26 de fevereiro, às 17h, no Anfiteatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

O biólogo e professor Lincoln Amaral tem se dedicado nos últimos anos à produção literária, em que mescla seus conhecimentos científicos à arte de (re)criar e narrar fatos. Se em Mímica no aquário predileto, sua aventura inicial, publicada pela EdUFSCar em 2011, ele adentrava no universo universitário e mesclava-o à memória da juventude, agora, neste novo romance, ele se lança à ficção de maneira mais plena. Em Trilogia amazônica: Hipócrates, o xamã e o escriba, também sob o selo da EdUFSCar, o autor cruza e tensiona tempos, lugares, vozes e ideologias.

O próprio título da obra já aponta seus caminhos. Um médico, um feiticeiro e um escritor correm com suas histórias paralelamente, para aos poucos se cruzarem na região da Amazônia brasileira, da década de 1960, para revelar o quão vasta e indevassável pode ser a natureza, independente da violência do homem.

O xamã da tribo Kaxinawá conta a primeira parte da história, junto a outros personagens da aldeia, sobre a ameaça de um estrangeiro que deseja roubar suas riquezas medicinais. Enquanto isso, um médico se forma, dividido entre servir a humanidade, a partir da herança que recebe de uma feiticeira conhecedora do dom de curar, e usar esse conhecimento para “subir na vida”. Concomitantemente, há a história de um guerrilheiro que acompanha os últimos dias de uma luta perdida, para expandir a revolução socialista na América Latina. Ele é o escriba que registra o fim sangrento da guerrilha. 

A dicotomia entre o que se denomina por “primitivo” e o que chama de “civilizado” constitui a chave que reúne as três histórias, mesmo antes do momento do enredo em que elas, de fato, se interpenetram. Com uma narrativa densa e apaixonada, Lincoln Amaral envolve o leitor no universo ficcional. Mas, após a leitura, é inevitável voltar à realidade com um novo olhar: o do senso de que o conhecimento, o avanço tecnológico, a industrialização, enfim, essa estranha maneira de ser chamada “progresso” deve urgentemente ser matizada.

Sobre o autor – Membro da Academia Sanjoanense de Letras, Lincoln Amaral é formado em Ciências Biológicas pela UFSCar, com mestrado em Melhoramento Genético pelo Instituto Agronômico de Campinas. Atua há mais de 20 anos como professor nos ensinos Fundamental, Médio e Superior na região de Campinas. Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, onde exerce o cargo de coordenador dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Publicou pela EdUFSCar em 2011 o romance Mímica no aquário predileto

TítuloTrilogia amazônica: Hipócrates, o xamã e o escriba 
Autor: Lincoln Amaral
Número de páginas
: 222                                            
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 24,00
ISBN: 978-85-7600-339-7

Lançamento em São João da Boa Vista

Data: quarta-feira, 26 de fevereiro, às 17h
Local:  Anfiteatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Acesso Dr. João Batista Merlin, s/nº - São João da Boa Vista (SP)

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis
no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom