Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 01 Psicólogos analisam questões teóricas e clínicas das psicoterapias de orientação psicanalítica

Clientes

Psicólogos analisam questões teóricas e clínicas das psicoterapias de orientação psicanalítica

Jan 13, 2014

As psicoterapias podem ser definidas como “modalidades assistenciais voltadas à abordagem de questões de natureza emocional pelas quais um profissional de nível superior – psicólogo, médico, enfermeiro, assistente social, entre outros – utiliza métodos e técnicas fundamentados em teorias científicas para o benefício de indivíduos que buscam auxílio”. O livro "Psicoterapias de orientação psicanalítica: elementos centrais e aplicações diferenciadas", organizado pelos psicólogos Rodrigo Sanches Peres e Cássia Regina Rodrigues Varga, lançamento da EdUFSCar, reúne oito artigos de profissionais da área que analisam questões teóricas e clínicas especificamente das psicoterapias de orientação psicanalítica, aquelas que se assentam teoricamente nos aportes básicos da psicanálise, mas que dela se diferenciam tecnicamente.

A obra divide-se em duas partes. A primeira reúne os elementos centrais utilizados no tratamento individual de adultos. Já na segunda, é apresentado um panorama das principais aplicações com crianças e grupos maiores de pacientes.  

O primeiro capítulo contempla a avaliação como fator inerente ao processo psicoterapêutico, assim como delineia indicadores de resultados. O segundo coloca em relevo a centralidade da focalização nas psicoterapias de orientação psicanalítica e articula teoricamente suas balizas estruturantes. A aliança terapêutica é o objeto do terceiro capítulo, que a define conceitualmente e discute questões clínicas, apresentando diretrizes para seu manejo. O quarto capítulo caracteriza as concepções freudianas e pós-freudianas das manifestações transferenciais, e delimita alguns parâmetros básicos de sua aplicação. O último capítulo da primeira parte examina a noção de contratransferência por meio do rastreamento de sua evolução até a atualidade.

A segunda parte do livro tem início com o sexto capítulo, que sintetiza importantes contribuições psicanalíticas acerca da sexualidade infantil e do desenvolvimento emocional, assim como suas implicações na prática. O seguinte trata das particularidades das psicoterapias com casais e famílias, em um texto com ênfase clínica. Encerrando o livro, o oitavo capítulo discorre sobre as teorizações psicanalíticas que fundamentam a psicoterapia com grupos. 

A obra se configura como uma leitura introdutória a todos os interessados em uma fonte de informações elementar sobre as psicoterapias de orientação psicanalítica.

Sobre os organizadores – Rodrigo Sanches Peres é psicólogo pela Unesp, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia, é professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Uberlândia, e pesquisador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde da USP. Cássia Regina Rodrigues Varga também é psicóloga formada pela Unesp, com mestrado em Psicologia Clínica pela PUC de Campinas e doutorado em Medicina (Saúde Mental) pela USP. Atualmente está cursando o pós-doutorado na Unicamp e é professora adjunta da UFSCar.

Título: Psicoterapias de orientação psicanalítica: elementos centrais e aplicações diferenciadas
Organizadores: Rodrigo Sanches Peres e Cássia Regina Rodrigues Varga
Número de páginas: 186                                                                   
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 28,00
ISBN: 978-85-7600-338-0

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no sitewww.editora.ufscar.br

 
Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Dandara Lima | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected] 
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom