Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 02 Coletânea resgata os cinquenta anos do golpe militar no Brasil

Clientes

Coletânea resgata os cinquenta anos do golpe militar no Brasil

Feb 03, 2014

Era noite de 31 de março de 1964 quando as tropas do general Mourão Filho seguiram de Minas Gerais em direção ao Rio de Janeiro, ainda centro de efervescência política, por ter sido a capital do Brasil até pouco tempo antes. No dia seguinte, o país amanheceu tomado por tanques e militares que, por longos e tenebrosos 21 anos, estiveram no poder após depor o presidente democraticamente eleito João Goulart. E é esse período retratado em 'O Golpe de 1964 e o Regime Militar', coletânea de artigos organizados por João Roberto Martins Filho, relançada agora pela EdUFSCar, justamente quando completam 50 anos do acontecimento.

Publicada originalmente em 2006 e logo esgotada, esta nova edição de O Golpe de 1964 e o Regime Militar abarca mudanças no que tange ao estudo sobre o período. “Desde então, alguns acontecimentos relevantes afetaram a historiografia sobre o período militar brasileiro”, relata Martins Filho na apresentação da obra.

Embora exista uma rica bibliografia sobre o assunto, a distância temporal, a investigação em fontes disponibilizadas recentemente, o aparecimento de novas temáticas e de novas gerações de pesquisadores (brasileiros e estrangeiros) abrem novas perspectivas sobre essa trágica e complexa fase de nossa história.

A inauguração, em maio de 2012, da Comissão Nacional da Verdade, por lei assinada pela presidente Dilma Rousseff, trouxe mais reflexões sobre a memória do regime do pós-64 com seus grupos temáticos de trabalhos, que abordam vários temas incorporados à obra, como: Araguaia; Contextualização, Fundamentos e razões do golpe civil-militar de 1964, Ditadura e gênero; Ditadura e sistema de Justiça; Ditadura e repressão aos trabalhadores e ao movimento sindical; Estrutura da repressão; Graves violações de direitos humanos (torturados, mortos e desaparecidos); Graves violações de direitos humanos no campo ou contra indígenas; Operação Condor; O Estado ditatorial-militar; Papel das Igrejas durante a ditadura; Perseguição a militares; e Violações a direitos humanos de brasileiros no exterior e de estrangeiros no Brasil.

Vários desses temas apareceram com destaque nesta coletânea: a questão da memória e das disputas em torno da verdade histórica sobre o processo político dos anos 1960 e 1970, ponto central dos artigos de Denise Rollemberg, Maria Paula Araújo, Samantha Viz Quadrat (pioneira na análise de outro tema na CNV: a Operação Condor), Beatriz Kushnir, Juliana Gazzotti e, finalmente, Amarílio Ferreira e Marisa Bittar; as raízes do golpe, tratadas nos escritos de Fernando Azevedo e Rodrigo Patto; ditadura e sistema de Justiça, assunto de Anthony Pereira. O texto de James Green avança a questão de gênero e sexualidade. Finalmente, Marcos Napolitano e Paulo Vizentini introduzem tópicos que ficaram de fora da lista acima, mas examinam aspectos fundamentais do período, como a cultura e a política externa.

Sobre o organizador - João Roberto Martins Filho é bacharel em Ciências Sociais pela Unicamp, onde também concluiu o Mestrado em Ciência Política (1986) e o Doutorado em Ciências Sociais (1993). Professor associado do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFSCar, coordena, desde 1996, o Arquivo de Política Militar Ana Lagôa e, desde 2007, a Unidade Especial Informação e Memória do Centro de Educação e Ciências Humanas.

Título: O Golpe de 1964 e o Regime Militar
Organizador: João Roberto Martins Filho
Número de páginas:    223                                         
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 29,00
ISBN: 978-85-7600-066-2

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]  
Dandara Lima | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom