Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 02 Educadores discutem o acolhimento da diversidade pela escola

Clientes

Educadores discutem o acolhimento da diversidade pela escola

Feb 12, 2014

A educação é um campo em constante transformação. É nesse espírito que a obra 'Conselho escolar e diversidade: por uma escola mais democrática', organizada pelas educadoras Maria Cecília Luiz e Renata Maria Moschen Nascente, lançamento da EdUFSCar, vem para dar subsídios à compreensão do desafio da democratização da escola, que tem como um dos seus princípios básicos o acolhimento da diversidade, abrangendo os campos cultural, étnico, de gênero e de necessidades especiais e tendo como protagonista o conselho escolar – espaço e tempo privilegiados desse processo.

Pesquisadores, docentes e discentes da Universidade Federal de São Carlos e de outras instituições federais e estaduais se reuniram para compreender as bases teóricas e as possíveis abordagens que permitem à escola acolher a diversidade, rompendo preconceitos e reconhecendo e aceitando o outro, perspectiva que, na visão desses estudiosos, deve ser fomentada no conselho escolar.

A obra se divide em duas partes. A primeira, Inclusão e diversidade nos conselhos escolares: cultura, gênero, necessidades especiais e direitos humanos, enfoca as múltiplas relações entre diversidade e conselho escolar com vistas a uma escola mais democrática; já a segunda, Conselhos escolares e democratização: funcionamento, participação, formação e trabalho coletivo, trata das especificidades do conselho escolar, suas conquistas e perspectivas.

Os capítulos trazem contribuições do ponto de vista teórico e prático. Os aportes teóricos explicitados, trabalhados e refletidos têm o potencial de abastecer novas pesquisas acerca dos temas centrais – diversidade e conselho escolar – como também outras que estabeleçam uma interlocução com eles. “Organizar esta coletânea foi, ao mesmo tempo, uma tarefa fascinante e desafiadora”, contam Maria Cecília e Renata. “Fascinante pela relevância das temáticas abordadas para a democratização da escola de educação básica, que objetiva a qualidade social dos processos de ensino e aprendizagem nela engendrados, e também para o desenvolvimento da pesquisa nesse campo; desafiadora no sentido de abrigar, em uma mesma obra, uma diversidade muito grande de aportes teóricos, de pesquisas empíricas, enfim, de olhares para a prática educacional”, relatam. Entretanto, tanto as organizadoras como os demais autores da obra concordam: há ainda muito que ser feito para o aprimoramento desses conselhos como instância de democratização da escola e, por extensão, da sociedade.

Sobre as organizadoras - Maria Cecília Luiz, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1987), com mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutorado em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras - Unesp de Araraquara (2004), é professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. 

Renata Maria Moschen Nascente tem graduação em História pela UNESP - Franca (1986) e mestrado (2000) e doutorado (2004) em Educação Escolar pela UNESP - Araraquara. É professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos.

Título: Conselho escolar e diversidade: por uma escola mais democrática
Organizadoras: Maria Cecília Luiz e Renata Maria Moschen Nascente
Número de páginas: 280
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 30,00

ISBN: 978-85-7600-340-3

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Dandara Lima | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]  
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom