Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 02 Historiador americano analisa 200 anos dos negros na América Latina

Clientes

Historiador americano analisa 200 anos dos negros na América Latina

Feb 24, 2014

Estudos comparativos e históricos da dominação racial e da longa luta contra o racismo na América Latina são raros. Existem muitos escritos sobre a escravidão e alguns sobre negros livres, mas a pesquisa sobre negros e relações raciais depois da abolição, quando existe, geralmente focaliza a atualidade, perdendo-se a dimensão histórica das relações raciais. O trabalho do pesquisador americano George Reid Andrews vem resgatar essa lacuna. Em 'América Afro-Latina, 1800-2000', ele faz uma síntese comparativa da história dos afrodescendentes e das regiões da América Latina influenciadas de maneira fundamental pela sua presença ao longo dos duzentos anos entre 1800 e 2000. Lançada originalmente em 2004 pela Oxford University Press, a obra foi publicada no Brasil em 2007 pela EdUFSCar e ganha agora nova impressão.

Embora a ascensão e a abolição da escravidão e as contínuas relações raciais sejam temas centrais da história dos Estados Unidos, a diáspora africana teve na verdade um impacto bem maior na América Latina e na América Central. Veio para a América Espanhola e Portuguesa uma quantidade mais de dez vezes maior de africanos do que para os Estados Unidos. Nesta obra, a primeira história da diáspora africana na América Latina, desde a emancipação até os dias de hoje, Andrews sintetiza primorosamente a história das pessoas de descendência africana em cada país latino-americano, desde o México e o Caribe até a Argentina. Ele examina como os povos africanos e seus descendentes caminharam da escravidão para a liberdade e como ajudaram a moldar e responderam às mudanças políticas, econômicas e culturais em suas sociedades. Individual e coletivamente, eles buscaram os objetivos da liberdade, da igualdade e da cidadania através do serviço militar, de partidos políticos, organizações cívicas, sindicatos, atividade religiosa e outras vias. 

“Este livro constitui um modelo exemplar de pesquisa comparativa e histórica, colocando em perspectiva regional as histórias da dominação e resistência raciais na América Latina e as consequências delas para os países de notável presença negra, ao mesmo tempo em que presta atenção cuidadosa às variações e particularidades dessas histórias”, afirma Karl Monsma, professor titular de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que assina o prefácio da obra. “Ao longo do caminho, levanta várias questões novas para a pesquisa e reflexão”, completa.

Sobre o autor – George Reid Andrews é professor e pesquisador de História do University Center for International Studies (UCIS) da Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos). É autor dos seguintes livros: Blackness in the White Nation: A History of Afro-Uruguay (University of North Carolina Press, 2010), Afro-Latin America, 1800–2000 (Oxford University Press, 2004), The Social Construction of Democracy, em coedição com Herrick Chapman (Macmillan and New York University Press, 1995), Blacks and Whites in São Paulo, Brazil, 1888–1988 (University of Wisconsin Press, 1991) e The Afro-Argentines of Buenos Aires, 1800–1900 (University of Wisconsin Press, 1980).

TítuloAmérica Afro-Latina 1800-2000 
Autor: George Reid Andrews
Tradução: Magda Lopes
Número de páginas: 318     
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-7600-088-4

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom