Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 02 Nova edição amplia conceitos da engenharia de materiais

Clientes

Nova edição amplia conceitos da engenharia de materiais

Feb 17, 2014

A complexidade das tarefas que envolvem o desenvolvimento de materiais obrigou seus praticantes a gravitar tanto na órbita da ciência como da engenharia, transformando-a numa área do conhecimento essencialmente interdisciplinar. Para dar conta dos avanços verificados na área ao longo dos últimos anos, o livro 'Seleção de Materiais', do engenheiro Maurizio Ferrante, chega à terceira edição com muitas novidades.

A correta seleção dos materiais é uma etapa crítica no projeto de estruturas e componentes de engenharia. Soma-se a isso a extensão do universo dos materiais, composto por mais de 100 mil exemplares distintos. O objetivo deste livro é expor os princípios básicos da seleção de materiais, sua formalização e articulação do processamento, com microestrutura e propriedades.

Para tanto, a obra apresenta a problemática da seleção de materiais no contexto da engenharia e discorre sobre os critérios de seleção e a importância da análise de falhas. Em seguida, discute as propriedades dos materiais em seus primeiros princípios e introduz o conceito dos mapas das propriedades dos materiais. Aborda também a seleção de materiais em projetos controlados por deflexão no campo elástico, resistência mecânica e tenacidade, bem como a questão do processamento dos materiais e sua relação com os procedimentos de seleção. O livro apresenta uma formalização da metodologia da seleção dos materiais e informa o leitor sobre bancos de dados e softwares dedicados à questão. Finalmente, ressalta as particularidades dos compósitos.

Passados 11 anos do lançamento da segunda edição, algumas informações perderam a atualidade e várias omissões foram detectadas. Além de ser atualizado e de partes pontuais que ganharam um novo ponto de vista, vários capítulos foram completados com novas noções. Finalmente, a terceira edição do livro contém um bom número de exercícios para ajudar no aprendizado dos estudantes.

Sobre o autor - Maurizio Ferrante é graduado em Engenharia Metalúrgica pela Escola de Engenharia Mauá (1968), com doutorado em Materials Science, pela University of Sussex (1977). Atualmente é professor titular na Universidade Federal de São Carlos e especialista na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Transformação de Fases. 

TítuloSeleção de Materiais - 3ª edição
Autor: Maurizio Ferrante
Número de páginas: 346     
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 49,00
ISBN: 978-85-7600-337-3

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom