Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 04 Psicóloga lança 'Violência Nota Zero' em São Carlos

Clientes

Psicóloga lança 'Violência Nota Zero' em São Carlos

Apr 09, 2014

Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams autografa 'Violência Nota Zero – como aprimorar as relações na escola' na próxima quarta-feira, 16 de abril, às 20h, no Senac São Carlos. Evento terá apresentação de vídeo sobre o tema.

As situações de provocações dos estudantes aos funcionários, agressões físicas e verbais entre colegas e total desinteresse para aprender são frequentes e despertam variadas reações dos educadores. Há os que preferem ficar indiferentes; outros só pensam na aposentadoria, em mudar de ocupação ou em uma transferência a uma escola mais calma. Há ainda aqueles que buscam com todo afinco resolver a situação apesar de não saber muito como e são mais raros os que conseguem aplicar por si mesmo estratégias efetivas. 

Independentemente da posição do leitor, as psicólogas Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams e Ana Carina Stelko-Pereira propõem um desafio: conhecer mais sobre o que vem a ser violência na escola, suas causas e efeitos e o que pode ser feito para enfrentá-la e preveni-la. Com este objetivo, lançam Violência Nota Zero – como aprimorar as relações na escola, pela EdUFSCar, obra que pode ajudar os educadores a descobrirem se as estratégias que já utilizam são eficientes e que alterações podem potencializar suas conquistas.

O livro é formado por capítulos com textos teóricos que apresentam temas essenciais para uma intervenção adequada ao enfrentamento da violência escolar: Direitos Humanos, Cultura de Paz, desenvolvimento infantil, redes sociais e comportamento moral. Adicionalmente, apresenta um conjunto de textos sobre como avaliar a violência escolar e intervir nela, envolvendo alunos, pais e professores. Tais intervenções foram pensadas a partir de experiências ao longo do desenvolvimento da tese de doutorado da segunda autora, orientada pela primeira, que elaborou e testou um programa denominado “Violência Nota Zero”.

Sobre as autoras - Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams é professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordena o LAPREV (Laboratório de Análise e Prevenção da Violência) que faz pesquisa, ensino e extensão quanto ao enfrentamento e prevenção da violência, notadamente a violência intrafamiliar e a violência na escola. Possui Pós-Doutorado pela Universidade de Toronto (Canadá), Doutorado em Psicologia Experimental (USP/SP), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Manitoba (Canadá) e Bacharelado e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Supervisiona alunos no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar.

Ana Carina Stelko-Pereira é psicóloga (UFPR), especialista em Terapia Analítico-Comportamental (Paradigma), mestre em Educação Especial (UFSCar) e doutora em Psicologia (UFSCar). Realizou trabalhos teórico-práticos em relação ao enfrentamento da violência contra a mulher, maus-tratos infantis, violência escolar ebullying no Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV). É docente na Universidade Estadual do Ceará. 

TítuloViolência Nota Zero – como aprimorar as relações na escola
Autoras: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams e Ana Carina Stelko-Pereira
Número de páginas: 244
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 34,00
ISBN: 978-85-7600-332-8 

Lançamento Violência nota zero em São Carlos

Data: quarta-feira, 16 de abril, às 20h
Local: Senac Sâo Carlos
Endereço: Rua Episcopal, 700 - São Carlos (SP)
Telefone: (16) 2107-1055
Apoio: Senac e Laprev (Laboratório de Análise e Prevenção da Violência)

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom