Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 05 Colóquio marca lançamento de 'Filosofia e Educação: ensaios sobre autores clássicos' na UFSCar

Clientes

Colóquio marca lançamento de 'Filosofia e Educação: ensaios sobre autores clássicos' na UFSCar

May 21, 2014

Evento acontece na quarta-feira, 28 de maio, às 17h, na BCo - Biblioteca Comunitária da UFSCar, durante o Colóquio sobre "Filosofia e Educação", que conta com a participação do autores Marcos Francisco Martins, Paulo de Tarso Gomes e Luiz Roberto Gomes, além do debatedor Eduardo Baioni. Logo após o debate, haverá sessão de autógrafos na Livraria da EdUFSCar. Entrada gratuita.

Idealizada a partir da demanda crescente no nível superior brasileiro por leituras que articulam filosofia e educação, a coletânea 'Filosofia e Educação: ensaios sobre autores clássicos', organizada por Marcos Francisco Martins e Ascísio dos Reis Pereira, lançamento da EdUFSCar, reúne 24 significativos filósofos da tradição ocidental, a partir da colaboração de professores de várias partes do Brasil, que atuam no ensino e na pesquisa nas duas áreas.

Os capítulos que integram o livro abrangem parte da história da filosofia ocidental e apresentam a concepção de autores antigos, medievais, modernos e contemporâneos sobre a filosofia, a educação e as articulações entre elas. “As contribuições dos autores contemporâneos foram privilegiadas porque hoje, nas reflexões e nas pesquisas na área dos fundamentos da educação, é evidente a maior referência a eles, mesmo sabendo que são herdeiros de uma longa tradição filosófica e educativa”, explica Martins.

Filosofia e Educação: ensaios sobre autores clássicos é uma obra que vai contribuir para a formação de professores e alunos da área das ciências humanas e sociais, particularmente os que trabalham com a Filosofia e com a Pedagogia. Segundo o professor titular em Filosofia da Educação da USP, Antônio Joaquim Severino, que assina a apresentação da obra, esta coletânea “estava mesmo faltando em nosso universo acadêmico e cultural, pois representa uma mediação muito valiosa para todos aqueles educadores e educandos que se preocupam em construir uma compreensão mais fundamentada do processo educativo”. 

Sobre os organizadores – Marcos Francisco Martins possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), com mestrado (1999) e doutorado (2004) em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor adjunto e coordenador do Mestrado em Educação da UFSCar.

Ascísio dos Reis Pereira possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), mestrado em Filosofia, com ênfase em Ética, pela PUC-Campinas (2000) e doutorado em Educação, na área de História, Filosofia e Educação, pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul, junto ao departamento de Fundamentos da Educação.

Título: Filosofia e Educação: ensaios sobre autores clássicos 
Organizadores: Marcos Francisco Martins e Ascísio dos Reis Pereira
Número de páginas: 467
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 55,00
ISBN: 978-85-7600-344-1

Lançamento Filosofia e Educação durante o Colóquio sobre "Filosofia e Educação"

Data: quarta-feira, 28 de maio, às 17h
Local: BCo - Biblioteca Comunitária da UFSCar
Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 - São Carlos (SP)

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom