Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 05 Pesquisadores analisam as relações entre discurso e sujeito a partir das referências da Análise de Discurso e da Psicanálise

Clientes

Pesquisadores analisam as relações entre discurso e sujeito a partir das referências da Análise de Discurso e da Psicanálise

May 15, 2014

Há vários pontos de intersecção entre a Análise do Discurso e a Psicanálise. É justamente a partir das características que unem e separam as duas áreas de conhecimento que são construídas as reflexões de 'Discurso e sujeito: trama de significantes', lançamento da EdUFSCar. A coletânea organizada por Lauro José Siqueira Baldini e Lucília Maria Abrahão e Sousa traz análises elaboradas por diversos autores, profissionais especializados em Linguística e Psicanálise.

As três partes que compõem o livro apresentam ao leitor diferentes possibilidades de leitura e interpretação, com base na trama de significantes selecionada por cada autor, acerca da discursividade e da subjetividade que permeiam a Análise do Discurso e a Psicanálise. Existe ainda uma trama em todos os textos, mesmo que de forma bem sutil, unindo dizer e política (do dizer), com base nos pensamentos de autores consagrados, como a teoria do discurso de Jacques Lacan, em sua relação com o significante e o além do significante, e a concepção do campo do discurso de Michel Foucault.

Com o objetivo de expor o olhar do leitor a diferentes procedimentos interpretativos e às distintas maneiras de relacionar discurso e sujeito, os autores destacam o modo como a constituição de sentido e sua ruptura aparecem como elemento central na maioria dos textos, pelo efeito do trabalho de análise.

Sobre os organizadores Lauro José Siqueira Baldini é linguista e psicanalista, graduado em Letras (Unifeg), com mestrado e doutorado em Linguística pela Unicamp, professor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp e participante das atividades do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo.

Lucília Maria Abrahão e Sousa é formada em Letras pela Unimauá (1989), com doutorado direto pela FFCLRP/USP e livre-docência pela mesma instituição (2010). É professora do curso de graduação em Ciências da Informação e da Documentação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (FFCLRP/USP), além de colaboradora do mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Título: Discurso e sujeito: trama de significantes
Organizadores: Lauro José Siqueira Badini e Lucília Maria Abrahão e Sousa
Número de páginas: 246
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-7600-346-5

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom