Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 05 Sociólogos lançam novos olhares sobre as ruralidades contemporâneas

Clientes

Sociólogos lançam novos olhares sobre as ruralidades contemporâneas

May 26, 2014

Desde a década de 1980, a discussão sobre o estatuto do mundo rural na contemporaneidade tem revelado novas possibilidades de leitura sobre as sociabilidades no campo. Esgotada a tese acerca da industrialização ou urbanização do mundo rural, o viés evolucionista intrínseco a tais abordagens cedeu espaço a uma multiplicidade de leituras sobre fenômenos cujas dinâmicas revelavam-se para além do então chamado mundo agrícola. Duas dimensões importantes de análise – relativas ao trabalho e à questão ambiental – vêm sustentando a disseminação de novos enfoques nos estudos rurais. Inscrito no debate sobre tais transformações, a coletânea 'Ruralidades, trabalho e meio ambiente: diálogos sobre sociabilidades rurais contemporâneas', organizada por Rodrigo Constante Martins, lançamento da EdUFSCar, reúne textos que evidenciam a diversidade de olhares e interpretações produzidos por sociólogos brasileiros e estrangeiros sobre as ruralidades contemporâneas.

O primeiro artigo resgata o debate sobre as mudanças sociais no mundo rural do Nordeste e discute o papel das etnografias no campo dos estudos rurais. Os três seguintes abordam o tema das ruralidades e o meio ambiente, com reflexões sobre a relação entre agricultura e sustentabilidade. Outros três focam no trabalho rural, em diferentes realidades: os canaviais no Estado de São Paulo, as regiões agropecuárias da Patagônia e Noroeste da Argentina e o Sertão da Paraíba. Os dois últimos textos têm como ponto de convergência a questão agrária, com análise das representações sociais de trabalhadores rurais assentados sobre cooperação e agroecologia, bem como a expansão do agrobusiness, o mercado de terras e a estrangeirização da propriedade rural no Brasil.

Os textos, que resultam da participação de seus respectivos autores no I Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente, realizado em maio de 2011 na Universidade Federal de São Carlos, levam os leitores a uma pequena amostra da riqueza de interpretações que as ciências sociais lançam no campo dos estudos rurais, permitindo uma compreensão mais complexa dos fenômenos da (pós) modernidade.

Sobre o organizador Rodrigo Constante Martins é professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq Terra, Trabalho, Memória e Migrações e coordenador do Grupo de Estudos Ruralidades, Ambiente e Sociedade (Ruras).

Título: Ruralidades, trabalho e meio ambiente: diálogos sobre sociabilidades rurais contemporâneas
Organizador: Rodrigo Constante Martins
Número de páginas: 236
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 38,00
ISBN: 978-85-7600-348-9

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom