Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 06 Educadores apresentam contribuições para a gestão da educação municipal

Clientes

Educadores apresentam contribuições para a gestão da educação municipal

Jun 24, 2014

As autoridades educacionais já constataram que um dos fatores impeditivos da melhora da qualidade de ensino no Brasil está nas formas pelas quais são administrados os sistemas de ensino e as respectivas redes escolares nos níveis federal, estadual e municipal. Com o objetivo de contribuir para a atuação do órgão municipal de ensino e refletir, crítica e propositivamente, sobre iniciativas inovadoras para um educação municipal de qualidade, coordenadores, professores e tutores participantes do curso de formação do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime-EaD), oferecido pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, reúnem suas reflexões em 'Gestão da educação municipal: contribuições do curso de formação do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação – Pradime-EaD', organizado por João Augusto Gentilini, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes e José Carlos Rothen, lançamento da EdUFSCar.

A obra abrange uma diversidade de temas, com foco nas políticas educacionais, no planejamento, na gestão, na avaliação e na organização da educação municipal. Também discute os assuntos levantados pelos módulos de estudo do curso e os resultados da prática dos dirigentes, bem como apresenta pesquisas sobre as novas tendências em gestão de organizações e instituições.

Dividido em duas partes, o livro traz na primeira − A gestão da educação municipal −, as contribuições de coordenadores, formadores, tutores e pesquisadores da UFSCar que compartilham suas reflexões e análises teóricas sobre a questão educacional e sua gestão, abrangendo temas como os instrumentos de avaliação, o papel do Ministério Público na garantia da educação pública de qualidade, o Plano de Ações Articuladas (PAR), a educação escolar no campo, a formação de gestores educacionais nos municípios, a formação docente e o financiamento da Educação Básica.

Na segunda parte – A perspectiva dos DMEs sobre a gestão municipal da educação − conta com a participação dos próprios alunos-dirigentes que cursaram a edição do curso Pradime-EaD/UFSCar em 2012. Em seis artigos, eles partilham suas reflexões e experiências em textos escritos em coautoria com professores formadores, explicitando as dificuldades e esperanças que depositam na possibilidade de melhoria da gestão da educação municipal.

Sobre os organizadores João Augusto Gentilini possui graduação em Licenciatura em Filosofia, mestrado em Educação e doutorado em Educação. Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Educação Escolar [Araraquara]. Atualmente é professora doutora do departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). José Carlos Rothen é graduado (1986) e mestre (1992) em Filosofia e doutorado em Educação. Professor da UFSCar vinculado ao Departamento de Educação.

Título: Gestão da educação municipal: contribuições do curso de formação do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação – Pradime-EaD
Organizadores: João Augusto Gentilini, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, José Carlos Rothen
Número de páginas: 172
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 24,00
ISBN: 978-85-7600-350-2

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom