Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 06 EdUFSCar lança 'Processos educativos em práticas sociais' em São Carlos

Clientes

EdUFSCar lança 'Processos educativos em práticas sociais' em São Carlos

Jun 26, 2014

As organizadoras Maria Waldenez de Oliveira e Fabiana Rodrigues de Sousa autografam 'Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação' na próxima terça-feira, 1º de julho, às 19h, no Almanach Bar

Laços entre educação, pesquisa acadêmica e formação humana. Esses são os princípios da obra, lançada pela EdUFSCar e organizada pelas pesquisadoras Maria Waldenez de Oliveira e Fabiana Rodrigues de Sousa, que se reúnem a outros membros do Grupo de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos, da Universidade Federal de São Carlos, e a outros educadores ligados à pós-graduação em Educação para discutir e praticar, por meio da pesquisa, a reflexão de como as pessoas se educam nas práticas sociais das quais elas participam.

A obra convida o leitor a pensar sobre a construção do saber por meio da pesquisa, interação onde a valorização do campo popular e da multiplicidade de experiências é destaque. Nesse sentido, os autores discutem, a partir dos estudos realizados no Grupo, a formação humana emanada de um processo de pesquisa também humanizado, em que cabem não apenas observações teóricas sobre a educação na sociedade, mas também as suas contradições e complexidades. Entende-se como espaço social de aprendizagem não apenas a escola, mas o cruzamento dos diferentes espaços ocupados pelas pessoas, a partir dos quais toda experiência gera conhecimento. A obra é, portanto, o resultado de pesquisas que buscaram cruzar essas experiências com o intuito de indicar ao ambiente escolar a possibilidade de aproveitá-las e, desse modo, contribuir para uma visão mais horizontal e ampla dos processos educativos.

O livro se divide em nove capítulos. Inicialmente, explica a trajetória do Grupo em torno do estudo de seu objeto: os processos educativos em práticas sociais. Em seguida, traça um panorama desse objeto, abordando seus aspectos teóricos e metodológicos. Prossegue tratando também da exterioridade, isto é, a visão humanizada do outro nos espaços sociais, bem como a reflexão e a crítica, no contexto histórico da América Latina, de novas metodologias que vislumbrem a união entre grupos acadêmicos e populares na construção do saber.

Há, ainda, a reflexão sobre a valorização de grupos historicamente oprimidos, com abordagem das relações étnico-raciais, de práticas pedagógicas que valorizem experiências afro-brasileiras, da luta pelos direitos das mulheres, do reconhecimento do campo e da floresta como parte integrante de homens e mulheres e da consolidação de uma educação popular. Os autores buscam, assim, romper com um padrão metodológico e acadêmico fechado e abrir espaço para que pesquisadores e colaboradores se entrelacem na formação humana.

Sobre as organizadoras - Maria Waldenez de Oliveira é enfermeira, professora titular em Educação Popular e Saúde: processos educativos em práticas sociais e docente do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Fabiana Rodrigues de Sousa é pedagoga, doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pós-doutoranda em Educação. Coordena o Grupo de Estudos sobre Trabalho Sexual da UFSCar e atua em áreas como educação popular, processos educativos, trabalho sexual/prostituição e direitos humanos.

TítuloProcessos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação
Organizadoras: Maria Waldenez de Oliveira e Fabiana Rodrigues de Sousa
Número de páginas: 272 
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 42,00
ISBN: 978-85-7600-349-6

Lançamento em São Carlos 

Data: Terça-feira, 1º de julho, às 19h
Local: Almanach Bar
Avenida São Carlos, 2338 – São Carlos (SP)

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom