Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 06 Manual para tratamento de águas auxilia na preservação de ecossistemas

Clientes

Manual para tratamento de águas auxilia na preservação de ecossistemas

Jun 09, 2014

Os dados são dramáticos. No Brasil, apenas 15,7% da vazão do esgoto bruto gerado pela população são tratados. Um dos grandes desafios da atualidade, portanto, é destinar corretamente o que sobra da água utilizada. É justamente o que propõe o engenheiro Edson José de Arruda Leme em 'Manual prático de tratamento de águas residuárias', obra lançada originalmente em 2007 pela EdUFSCar e que ganha nova edição revista e ampliada.

Em quase 600 páginas, a obra apresenta a caracterização e dimensionamento de projetos inovadores na área de tratamento de resíduos de esgotos e águas residuárias, que utilizam os processos primário, secundário, terciário, desinfecção e via solo. Ao todo, conta com 75 exercícios resolvidos.

O ponto-chave de Arruda Leme é propagar conhecimento e contribuir, assim, para estudos e implementação de projetos de tratamento de esgotos domésticos nos 4.932 municípios brasileiros que ainda não possuem Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

Nesse sentido, este manual fornece subsídios para a implantação e a operação de novos projetos de águas residuárias industriais e agroindustriais, colaborarando com a melhoria da qualidade de vida e da saúde. Contribui ainda para reduzir a poluição e a contaminação dos recursos hídricos, preservando o ecossistema aquático de impactos gerados pela ação humana.

Sobre o autor – Edson José de Arruda Leme é formado em agronomia pela ESA Luiz de Queiroz/USP. É doutor em engenharia pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP, área de hidráulica e saneamento, e especialista em recursos hídricos pela International School for Water Resources da Colorado State University. Foi professor e diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFScar, responsável pelas disciplinas de Irrigação, Hidrologia Ambiental e Tratamento de Águas Residuárias. Foi secretário do Meio Ambiente de Leme e diretor da Associação da Associação de Proteção e Preservação Ambiental de Araras. Publicou mais de 100 artigos científicos e é autor e coautor de sete obras. Sua participação no livro Introdução à Engenharia Agrícola (Ed. Unicamp), com o capítulo sobre Drenagem de Terras Agrícolas, contribuiu para que a obra recebesse o Prêmio Jabuti em 1993.

Título: Manual prático de tratamento de águas residuárias
Autor: Edson José de Arruda Leme
Número de páginas: 599
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 79,00
ISBN: 978-85-7600-347-2

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom