Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 06 Pesquisadores discutem humanização e participação social na educação

Clientes

Pesquisadores discutem humanização e participação social na educação

Jun 16, 2014

Laços entre educação, pesquisa acadêmica e formação humana. Esses são os princípios da obra 'Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação', lançada pela EdUFSCar e organizada pelas pesquisadoras Maria Waldenez de Oliveira e Fabiana Rodrigues de Sousa, que se reúnem a outros membros do Grupo de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos, da Universidade Federal de São Carlos, e a outros educadores ligados à pós-graduação em Educação para discutir e praticar, por meio da pesquisa, a reflexão de como as pessoas se educam nas práticas sociais das quais elas participam.

A obra convida o leitor a pensar sobre a construção do saber por meio da pesquisa, interação onde a valorização do campo popular e da multiplicidade de experiências é destaque. Nesse sentido, os autores discutem, a partir dos estudos realizados no Grupo, a formação humana emanada de um processo de pesquisa também humanizado, em que cabem não apenas observações teóricas sobre a educação na sociedade, mas também as suas contradições e complexidades. Entende-se como espaço social de aprendizagem não apenas a escola, mas o cruzamento dos diferentes espaços ocupados pelas pessoas, a partir dos quais toda experiência gera conhecimento. A obra é, portanto, o resultado de pesquisas que buscaram cruzar essas experiências com o intuito de indicar ao ambiente escolar a possibilidade de aproveitá-las e, desse modo, contribuir para uma visão mais horizontal e ampla dos processos educativos.

O livro se divide em nove capítulos. Inicialmente, explica a trajetória do Grupo em torno do estudo de seu objeto: os processos educativos em práticas sociais. Em seguida, traça um panorama desse objeto, abordando seus aspectos teóricos e metodológicos. Prossegue tratando também da exterioridade, isto é, a visão humanizada do outro nos espaços sociais, bem como a reflexão e a crítica, no contexto histórico da América Latina, de novas metodologias que vislumbrem a união entre grupos acadêmicos e populares na construção do saber.

Há, ainda, a reflexão sobre a valorização de grupos historicamente oprimidos, com abordagem das relações étnico-raciais, de práticas pedagógicas que valorizem experiências afro-brasileiras, da luta pelos direitos das mulheres, do reconhecimento do campo e da floresta como parte integrante de homens e mulheres e da consolidação de uma educação popular. Os autores buscam, assim, romper com um padrão metodológico e acadêmico fechado e abrir espaço para que pesquisadores e colaboradores se entrelacem na formação humana.

Sobre as organizadoras - Maria Waldenez de Oliveira é enfermeira, professora titular em Educação Popular e Saúde: processos educativos em práticas sociais e docente do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Fabiana Rodrigues de Sousa é pedagoga, doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pós-doutoranda em Educação. Coordena o Grupo de Estudos sobre Trabalho Sexual da UFSCar e atua em áreas como educação popular, processos educativos, trabalho sexual/prostituição e direitos humanos.

Título: Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação
Organizadoras: Maria Waldenez de Oliveira e Fabiana Rodrigues de Sousa
Número de páginas: 272
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 42,00
ISBN: 978-85-7600-349-6

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom