Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 06 Wilson Alves-Bezerra lança 'Histórias Zoófilas e outras atrocidades' com bate-papo em São Carlos

Clientes

Wilson Alves-Bezerra lança 'Histórias Zoófilas e outras atrocidades' com bate-papo em São Carlos

Jun 05, 2014

Professor autografa e bate papo com mediação do jornalista Rinaldo Gama, editor-sênior da Revista Veja. Evento acontece na terça-feira, 10 de junho, às 20h, no SESC São Carlos

A zoofilia, tema central do livro Histórias zoófilas e outras atrocidades, de Wilson Alves-Bezerra, lançamento da EdUFSCar em parceria com a Oitava Rima Editora, extrapola as definições tradicionais. O agir animalesco ou que se relaciona de alguma forma com – e como – os bichos, retratado como uma paixão, vai além do que a maioria pensa. As particularidades do tema são reveladas nas histórias contagiantes, com dramas, diálogos e pensamentos próprios. 

“Sua escrita enlaça um contemporâneo que dialoga comodamente com o [século] dezenove – esse fim de século hispânico que está próximo de Machado de Assis, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Guimarães Rosa, Osman Lins e Hilda Hilst”, diz José Luis Martínez Amaro, professor de Literaturas Hispânicas da Universidade de Brasília que assina a orelha da obra. 

Ainda de acordo com o professor, a zoofilia pode oscilar entre aquele que “escuta harmonias no canto dos pássaros e o bruto livre que mata e que massacra”. E assim o é em Histórias zoófilas e outras atrocidades.  

Hagiografia Profana, Histórias Zoófilas, Outras Atrocidades e Romance Familiar são os quatro capítulos da obra, que abrigam os dezenove contos. Cada uma das histórias, independentes entre si, mas que dão liga a uma unidade temática, abordam questões religiosas, sobrenaturais, cotidianas. Todas elas empregam um pano de fundo realista para derramar o fantástico à moda do argentino Borges.

“O excelente ‘O Homem que se perdeu’ passa pela oralidade de um Brasil profundo, orientado por um sertão literário expandido por Rosa, onde Wilson atravessa pactos fáusticos, engrandece, expande a literatura nacional; aqui a zoofilia é uma paixão e as paixões movem”, finaliza Amaro.

Sobre o autor - Wilson Alves-BezerraWilson Alves-Bezerra possui graduação em Letras Espanhol-Português pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é coordenador de Cultura da Universidade Federal de São Carlos, onde atua - como professor adjunto - na graduação e no Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura. É autor de Reverberações da fronteira em Horacio Quiroga (Humanitas/FAPESP, 2008) e Da clínica do desejo a sua escrita (Mercado de Letras/FAPESP, 2012). Tradutor de Horacio Quiroga e de Luis Gusmán. Colabora como resenhista em O Globo, O Estado de S. Paulo e Zero Hora. Sua tradução de Pele e Osso, de Luis Gusmán, foi finalista do Prêmio Jabuti 2010, na categoria Melhor Tradução Literária Espanhol-Português. 

TítuloHistórias zoófilas e outras atrocidades
Autor: Wilson Alves-Bezerra
Número de páginas: 164                                                        
Formato: 13 x 20 cm
Preço: R$ 30,00
ISBN: 978-85-7600-331-1

Lançamento Histórias Zoófilas e outras atrocidades com bate-papo em São Carlos
Data: Terça-feira, 10 de junho, às 20h
Local: SESC São Carlos
Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700 – São Carlos (SP)

 

Mais informações estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br, pelo telefone (16) 3351-9622

 ou e-mail [email protected].

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom