Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 07 Pesquisadores analisam as múltiplas facetas da educação a distância

Clientes

Pesquisadores analisam as múltiplas facetas da educação a distância

Jul 10, 2014

A vertiginosa expansão pela qual passou a educação a distância (EaD) brasileira nos últimos anos não foi acompanhada de estudos e pesquisas em seus diversos aspectos. Para discutir os desafios, mas também os avanços da EaD, não como modalidade de ensino, mas como modalidade educacional em toda sua amplitude e complexidade, docentes da Universidade Federal de São Carlos que militam laboriosamente no ensino a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, reúnem suas reflexões sobre a prática em 'Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques', que ganha agora sua segunda edição pela EdUFSCar.

Esforços têm sido feitos por pesquisadores para compreender o fenômeno de ensino-aprendizagem e gestão educacional na EaD, mas isso vem ocorrendo paralelamente à oferta de cursos nessa modalidade. As propostas pedagógicas dos cursos on-line e a concepção de docência e aprendizagem estão sendo herdadas da educação presencial, assimiladas, muitas vezes, de forma acrítica. Estudos específicos ainda são incipientes e deixam muitas lacunas. Para os autores, a qualidade das propostas educacionais na EaD está diretamente relacionada à compreensão que se tem da modalidade e do necessário e inevitável impacto que ela causará no futuro.

A tese do livro gira em torno do seguinte questionamento: quem é o docente da educação a distância? O trabalho docente na educação a distância é extremamente fragmentado e cada parte das atividades que compõem o trabalho docente virtual é atribuída a um trabalhador diferente, ou a um grupo deles. 

Apesar de haver variações nos tipos de equipes entre uma experiência de EaD e outra (por exemplo, equipes baseadas numa concepção aditiva, na qual cada integrante executa uma parcela específica do trabalho, ou integrada, na qual as atividades são desempenhadas por todos), sabe-se que esse trabalho se organiza de forma coletiva e cooperativa. A esse conjunto articulado de trabalhadores, necessário para a realização das atividades de ensino-aprendizagem na EaD, os autores denominam de polidocência, conceito que traz consigo algumas implicações e também pode ser observado de perspectivas distintas. Por isso, cada capítulo do livro explora um aspecto dessa noção de polidocência, buscando desvelar suas especificidades.

Sobre os organizadores – Daniel Mill é doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal. É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Na UFSCar, é docente e gestor de Educação a Distância (EaD) e líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens).

Luis Roberto de Camargo Ribeiro possui graduação em engenharia de materiais pela UFSCar, mestrado em Engenharia pela USP e doutorado em educação pela UFSCar, onde atualmente é pesquisador associado. 

Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira é formada em Licenciatura Plena em Química pela Unicamp, mestrado em Química pela USP, doutorado em Educação pela UFSCar e pós-doc em Ensino de Ciências pela USP. Atualmente é docente adjunta da UFSCar.

Título: Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques
Organizadores: Daniel Mill, Luis Roberto de Camargo Ribeiro e Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira
Número de páginas: 200       
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 34,00
ISBN: 978-85-7600-345-8

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom