Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 08 Análise de bacia hidrográfica contribui para uso adequado da água no Estado de São Paulo

Clientes

Análise de bacia hidrográfica contribui para uso adequado da água no Estado de São Paulo

Aug 19, 2014

No momento em que a estiagem atinge todo o Estado de São Paulo, o estudo do pesquisador Edson José de Arruda Leme traz contribuições inestimáveis para compreensão das características uma importante bacia hidrográfica do Estado, bem como para seu uso adequado e gerenciamento de recursos hídricos. Em ‘Bacia Hidrográfica do Rio Jaguari Mirim’, lançamento da EdUFSCar, o autor analisa as características, hidrologia, uso de água e seu gerenciamento, auxiliando na gestão de águas.

O Rio Jaguari Mirim nasce no Estado de Minas Gerais, no município de Ibitiúra de Minas, precisamente no Morro do Serrote, percorre toda a periferia do planalto e Poços de Caldas na direção leste-oeste para entrar em solo paulista pelo município de Santo Antônio do Jardim e, depois, percorrer outros municípios no Estado de São Paulo, como São João da Boa Vista e Aguaí, finalmente dessagrando na margem direita do Rio Mogi Guaçu, no município de Pirassununga. É um curso de água com característica própria de boa qualidade de água, com corredeiras e cachoeiras. Sua bacia hidrográfica ocupa uma área de drenagem total de mais de 2 mil quilômetros quadrados.

Ao longo de mais de 600 páginas e 24 capítulos, o autor aborda desde os princípios orientadores para a gestão racional do uso, controle e proteção dos recursos hídricos, considerando a bacia hidrográfica como unidade de planejamento. Após uma ampla e profunda caracterização da bacia hidrográfica do Rio Jaguari Mirim, do ponto de vista de seus domínios geoambientais, ocupação do solo e uso agrícola, características físicas, climáticas e quantitativas, como vazão mínima e máxima, risco de falha e período de retorno, o autor avalia a disponibilidade hídrica e o gerenciamento de recursos hídricos não só no Estado de São Paulo, como no Brasil.

Considerando que a disponibilidade da água na Terra afeta decisivamente o curso da história da humanidade e que apenas 1% da água na Terra é fresca, Arruda Leme alerta para a redução deste preciso recurso. “No Brasil, observa-se que as dificuldades hídricas decorrem dos problemas ambientais e socioculturais refletidos nas condições inadequadas de uso e conservação dos recursos naturais, na captação e ocupação do solo”, afirma. “A necessidade de gerenciamento se faz presente à medida que a demanda cresce e isso inclui controle efetivo e educação ambiental extensiva a toda a população, inibição do crescimento desordenado da demanda e o controle do autoabastecimento nas indústrias e no uso agrícola”, alerta o pesquisador.

Sobre o autor Edson José de Arruda Leme é formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP. É doutor em Engenharia pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP e fez pós-graduação na International School for Water Resources da Colarado State University em Fort Collins (EUA), nos anos de 1987 e 1988. Foi professor responsável pelas disciplinas de Irrigação, Hidrologia Ambiental e Tratamento de Águas Residuárias e é ex-diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFSCar (1992-1996). Foi também secretário do Meio Ambiente do município de Leme e é ex-diretor da Associação de Proteção e Preservação Ambiental de Araras. Sua participação no livro Introdução à engenharia agrícola (Editora Unicamp) contribuiu para a obra ter recebido o Prêmio Jabuti em 1993. É autor de Manual prático de tratamento de águas residuárias, publicado pela EdUFSCar.

Título: Bacia Hidrográfica do Rio Jaguari Mirim
Autor: Edson José de Arruda Leme
Número de páginas: 602
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 69,00
ISBN: 978-85-7600-353-3

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom