Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 09 Estudo sobre concreto armado ganha versão atualizada

Clientes

Estudo sobre concreto armado ganha versão atualizada

Sep 30, 2014

Depois de mais de treze anos, três revisões, várias reimpressões e cerca de dezoito mil exemplares vendidos, o livro 'Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado' chega a sua quarta edição pela EdUFSCar. Os engenheiros civis Roberto Chust Carvalho e Jasson Rodrigues de Figueiredo Filho mantiveram o formato e a sequência das edições anteriores e, para facilitar o uso e aplicação dos assuntos contidos, criaram adendos (para cada capítulo) em que reúnem as fórmulas empregadas. Uma revisão ampla do texto e exercícios foi realizada para adaptar o conteúdo às prescrições da norma ABNT NBR 6118, de 2014, contemplando o cálculo de elementos em que se usa concreto de classes C50 a C90.

Fruto da experiência acadêmica dos dois autores em diversas instituições de ensino em cursos de graduação, pós-graduação e especialização, principalmente na UFSCar, e da vivência adquirida com a participação em inúmeros projetos de estruturas de concreto, a obra continua sendo um livro didático destinado a alunos de cursos de engenharia civil e a profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos no cálculo e detalhamento de estruturas de concreto armado, apresentando fundamentos teóricos básicos acompanhados de exemplos práticos.

Em sete capítulos, contém um resumo das principais características mecânicas dos materiais, concreto e aço, assim como noções sobre composição de sistemas estruturais de concreto armado. São estudadas as lajes constituídas por nervuras pré-moldadas e desenvolvida a teoria do estado limite último de esgotamento da capacidade resistente para seções transversais submetidas à flexão simples normal. Traz também o detalhamento da armadura longitudinal na seção transversal e ao longo da viga, com a teoria do estado limite último de esgotamento da capacidade resistente devido às solicitações tangenciais, oferecendo, juntamente, o detalhamento da armadura transversal. E por fim, são estudadas a teoria e os processos de cálculo de lajes maciças à flexão e o detalhamento da armadura resultante.

Sobre os autores Roberto Chust Carvalho e Jasson Rodrigues de Figueiredo Filho são engenheiros civis. O primeiro formado pela Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o segundo pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, instituição em que ambos também obtiveram tanto o mestrado quanto o doutorado. Ao longo de suas carreiras, os autores lecionaram em várias instituições de ensino de Engenharia Civil nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, tendo atuado também como profissionais na elaboração de diversos projetos estruturais. Atualmente, os autores integram o corpo docente do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos, com atuação nos cursos de graduação em Engenharia Civil e de pós-graduação em Construção Civil.

Título: Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado: segundo a NBR 6118:2014
Autores: Roberto Chust Carvalho e Jasson Rodrigues de Figueiredo Filho
Número de páginas: 416
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 72,00
ISBN: 978-85-7600-356-4

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom