Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 09 Livros da EdUFSCar entre os finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Educação

Clientes

Livros da EdUFSCar entre os finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Educação

Sep 25, 2014

"Tenho um aluno surdo, e agora?" que reúne 14 artigos voltados a professores que iniciam suas experiências com alunos surdos, e "Violência Nota Zero", obra que pode ajudar os educadores a descobrirem se as estratégias que já utilizam são eficientes e que alterações podem potencializar suas conquistas, estão entre os finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Educação

A Câmara Brasileira do Livro acaba de divulgar os finalistas da primeira fase da 56ª edição do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do País. Cada uma das 27 categorias contempla dez títulos, selecionados de um universo de mais de dois mil livros e textos inscritos, por três jurados de cada grupo. Na categoria Educação, dois dos finalistas são da EdUFSCar: Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à libras e educação de surdos e Violência nota zero: como aprimorar as relações na escola?

Na segunda fase, as notas são zeradas e o processo se repete. Dessa vez, os jurados avaliam o conjunto de obras escolhidas na primeira etapa e premiam as três mais bem cotadas em cada categoria. 


Sobre os finalistas

Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à libras e educação de surdos

Tenho um aluno surdo, e agoraCristina Broglia Feitosa de Lacerda e Lara Ferreira dos Santos | 254 páginas | R$ 35,00 | ISBN: 978-85-7600-307-6

O objetivo da obra é oferecer, além do conhecimento inicial sobre a educação de surdos e o aprendizado da Libras, o aprofundamento teórico sobre questões importantes que vêm sendo discutidas na área, bem como dar subsídios para a atuação do futuro professor da educação básica junto a alunos surdos.

São abordados conceitos como concepção de linguagem, a Educação Inclusiva para surdos e políticas vigentes, detalhamentos do funcionamento da Língua Brasileira de Sinais aos iniciantes nessa língua e introdução à gramatica da Libras. São ainda problematizadas questões da Política Nacional de Educação e sua articulação com os documentos oficiais que garantem, como direito das pessoas surdas, a educação bilíngue, incluindo estratégias metodológicas e estruturais para o ensino de alunos surdos. A obra abrange também temas como o surgimento da linguagem de sinais, as mudanças sofridas na língua ao longo dos anos, questões léxicas, simultaneidade e iconicidade, até então pouco discutidos na literatura disponível. 

Tenho um aluno surdo, e agora? possibilita uma ampla visão dos diversos aspectos relacionados à linguagem dos sinais e ao seu ensino, para subsidiar a formação de professores no atendimentos a alunos privados do sentido da audição.

Sobre as organizadoras – Cristina Broglia Feitosa de Lacerda é professora graduada em Fonoaudiologia pela USP, mestre e doutora em Educação pela Unicamp, tem experiência em Fonoaudiologia com ênfase em surdez e na área educacional, e coordena o Programa de Educação Inclusiva Bilíngue na rede municipal de Campinas. 

Lara Ferreira dos Santos é professora da UFSCar, graduada em Fonoaudiologia pela Unimep, mestre em Educação também pela Unimep e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, tem experiência em Fonoaudiologia com ênfase em surdez e na área educacional, e atua como assessora do Programa de Educação Inclusiva Bilíngue na rede municipal de ensino de Campinas.


Violência nota zero: como aprimorar as relações na escola?

violência nota zeroLúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams e Ana Carina Stelko-Pereira | 244 páginas | R$ 34,00 | ISBN: 978-85-7600-332-8 

As situações de provocações dos estudantes aos funcionários, agressões físicas e verbais entre colegas e total desinteresse para aprender são frequentes e despertam variadas reações dos educadores. Há os que preferem ficar indiferentes; outros só pensam na aposentadoria, em mudar de ocupação ou em uma transferência a uma escola mais calma. Há ainda aqueles que buscam com todo afinco resolver a situação apesar de não saber muito como e são mais raros os que conseguem aplicar por si mesmo estratégias efetivas. 

Independentemente da posição do leitor, as psicólogas Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams e Ana Carina Stelko-Pereira propõem um desafio: conhecer mais sobre o que vem a ser violência na escola, suas causas e efeitos e o que pode ser feito para enfrentá-la e preveni-la. Com este objetivo, lançam Violência Nota Zero – como aprimorar as relações na escola, pela EdUFSCar, obra que pode ajudar os educadores a descobrirem se as estratégias que já utilizam são eficientes e que alterações podem potencializar suas conquistas.

O livro é formado por capítulos com textos teóricos que apresentam temas essenciais para uma intervenção adequada ao enfrentamento da violência escolar: Direitos Humanos, Cultura de Paz, desenvolvimento infantil, redes sociais e comportamento moral. Adicionalmente, apresenta um conjunto de textos sobre como avaliar a violência escolar e intervir nela, envolvendo alunos, pais e professores. Tais intervenções foram pensadas a partir de experiências ao longo do desenvolvimento da tese de doutorado da segunda autora, orientada pela primeira, que elaborou e testou um programa denominado “Violência Nota Zero”.

Sobre as autoras - Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams é professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordena o LAPREV (Laboratório de Análise e Prevenção da Violência) que faz pesquisa, ensino e extensão quanto ao enfrentamento e prevenção da violência, notadamente a violência intrafamiliar e a violência na escola. Possui Pós-Doutorado pela Universidade de Toronto (Canadá), Doutorado em Psicologia Experimental (USP/SP), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Manitoba (Canadá) e Bacharelado e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Supervisiona alunos no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar.

Ana Carina Stelko-Pereira é psicóloga (UFPR), especialista em Terapia Analítico-Comportamental (Paradigma), mestre em Educação Especial (UFSCar) e doutora em Psicologia (UFSCar). Realizou trabalhos teórico-práticos em relação ao enfrentamento da violência contra a mulher, maus-tratos infantis, violência escolar e bullying no Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV). É docente na Universidade Estadual do Ceará. 

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom