Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 10 Livro da EdUFSCar sobre educação de surdos vence o Prêmio Jabuti

Clientes

Livro da EdUFSCar sobre educação de surdos vence o Prêmio Jabuti

Oct 17, 2014

O livro "Tenho um aluno surdo, e agora? foi o vencedor do Prêmio Jabuti 2014 na categoria Educação. O resultado foi anunciado pela Câmara Brasileira do Livro nesta quinta, 16 de outubro.

Pesquisadores e docentes, surdos e ouvintes, que atuam na área de surdez, se reuniram para compartilhar seu conhecimento sobre questões que envolvem a surdez, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a educação de alunos surdos. O resultado veio público, com o livro Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, lançado pela EdUFSCar no ano passado. Organizado pelas professoras Cristina Broglia Feitosa de Lacerda e Lara Ferreira dos Santos, reúne 14 artigos voltados a professores que iniciam suas experiências com alunos surdos.

O objetivo da obra é oferecer, além do conhecimento inicial sobre a educação de surdos e o aprendizado da Libras, o aprofundamento teórico sobre questões importantes que vêm sendo discutidas na área, bem como dar subsídios para a atuação do futuro professor da educação básica junto a alunos surdos.

São abordados conceitos como concepção de linguagem, a Educação Inclusiva para surdos e políticas vigentes, detalhamentos do funcionamento da Língua Brasileira de Sinais aos iniciantes nessa língua e introdução à gramatica da Libras. São ainda problematizadas questões da Política Nacional de Educação e sua articulação com os documentos oficiais que garantem, como direito das pessoas surdas, a educação bilíngue, incluindo estratégias metodológicas e estruturais para o ensino de alunos surdos. A obra abrange também temas como o surgimento da linguagem de sinais, as mudanças sofridas na língua ao longo dos anos, questões léxicas, simultaneidade e iconicidade, até então pouco discutidos na literatura disponível. 

Tenho um aluno surdo, e agora? possibilita uma ampla visão dos diversos aspectos relacionados à linguagem dos sinais e ao seu ensino, para subsidiar a formação de professores no atendimentos a alunos privados do sentido da audição.

Sobre as organizadoras – Cristina Broglia Feitosa de Lacerda é professora graduada em Fonoaudiologia pela USP, mestre e doutora em Educação pela Unicamp, tem experiência em Fonoaudiologia com ênfase em surdez e na área educacional, e coordena o Programa de Educação Inclusiva Bilíngue na rede municipal de Campinas. 

Lara Ferreira dos Santos é professora da UFSCar, graduada em Fonoaudiologia pela Unimep, mestre em Educação também pela Unimep e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, tem experiência em Fonoaudiologia com ênfase em surdez e na área educacional, e atua como assessora do Programa de Educação Inclusiva Bilíngue na rede municipal de ensino de Campinas.

TítuloTenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos 
Organizadoras: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda e Lara Ferreira dos Santos
Número de páginas: 254   
Formato: 23 x 16 cm
Preço: R$ 35,00
ISBN: 978-85-7600-307-6

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no sitewww.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom