Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 10 Pesquisadores analisam a incorporação de tecnologias digitais na educação a distância

Clientes

Pesquisadores analisam a incorporação de tecnologias digitais na educação a distância

Oct 07, 2014

As tecnologias digitais estão avançando e isso se reflete na educação a distância (EaD) brasileira. Para refletir sobre o assunto, os especialistas Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali e Daniel Mill apresentam em "Educação a distância e tecnologias digitais", lançamento da EdUFSCar, uma coletânea composta de uma série de artigos sobre a modalidade de educação a distância e sobre a incorporação de tecnologias digitais no âmbito educacional.

O livro é realizado partir da consideração de temas emergentes sobre as implicações da modalidade a distância para o ensino presencial, a docência, o desenvolvimento de recursos tecnológicos e de comunicação e a gestão dos sistemas. Os textos promovem reflexões sobre os sujeitos, saberes e processos no contexto da EaD e da educação presencial mediadas por tecnologias digitais. Além disso, há o debate a respeito do ensino e da pesquisa na EaD e o processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias digitais.

A obra conta com 17 capítulos/artigos e está organizada em três seções. Na primeira, estão textos que analisam os aspectos macroscópicos da educação a distância e tecnologias digitais. A segunda parte trata das perspectivas teórico-metodológicas relativas à produção de conhecimentos envolvendo pesquisas na área. Na última, por sua vez, são analisados sujeitos e aspectos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem na educação a distância com a incorporação de tecnologias digitais.

A coletânea é resultado dos trabalhos apresentados por pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras que participaram do Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (SIED:EnPED) 2012, evento de caráter científico-tecnológico organizado pelo Grupo Horizonte e pela Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos (SEaD-UFSCar).

Sobre os organizadores - Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali é graduada em Psicologia pela FFCL de Ribeirão Preto, USP-1979, possui mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial-UFSCar-1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - USP, 1990). É professora titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos. 

Daniel Mill é doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal. É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Na UFSCar, é docente e gestor de Educação a Distância (EaD) e líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). 

TítuloEducação a distância e tecnologias digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos
Organizadores: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali e Daniel Mill 
Número de páginas: 330 
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 47,00
ISBN: 978-85-7600-358-8

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom