Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 11 Coletânea reúne atividades lúdicas para a melhoria do ensino de Matemática

Clientes

Coletânea reúne atividades lúdicas para a melhoria do ensino de Matemática

Nov 04, 2014

O ensino e aprendizagem da Geometria desafiam professores e alunos. Estes, por temor ou mesmo desinteresse. Aqueles, pelo desafio de transformar conceitos abstratos em questões práticas e interessantes. Para tornar a aprendizagem mais divertida, os professores e pesquisadores em educação matemática Pedro Luiz Aparecido Malagutti e João Carlos Vieira Sampaio reúnem, em "Mágicas com papel, geometria e outros mistérios", lançamento da EdUFSCar, uma série de atividades planejadas para trazer, a estudantes do ensino fundamental 1 e 2 e professores, alternativas para a melhoria do ensino de Matemática.

O livro apresenta uma série de oficinas que envolvem truques, paradoxos, desafios e mágicas, a maioria de natureza geométrica. São atividades prazerosas com papel, tesoura e cola, proporcionando descobertas surpreendentes em Aritmética e Geometria. Tudo para fornecer aos leitores propostas com elementos lúdicos, aliando o prazer ao ato de aprender.

Mágicas com papel, geometria e outros mistérios também brinca com ilusionismo com imagens em 3D. Outra atividade interessante é “O enigma do tangram”, um quebra-cabeça chinês secular que permite e estimula o leitor a formar várias figuras a partir de sete peças geométricas. Em especial, no capítulo “Paradoxos de desaparecimentos geométricos”, há uma parte que desvenda todos os mistérios dessas brincadeiras. 

O livro não só trabalha com arte em papel, mas experimenta o uso de folhas de EVA e barbante para produção dessas oficinas. Mesmo com a base nos estudos matemáticos e geométricos, os conceitos têm caráter interdisciplinar, como a computação e até mesmo a física. A proposta é fornecer subsídios para professores em formação e profissionais do ensino, bem como aproximar esses estudos ao cotidiano da sala de aula, por meio das experiências vividas e da descontração.    

A obra integra a Coleção Matemática que reúne trabalhos que visam a divulgação científica desta ciência, fornecendo subsídios e materiais de apoio a professores em formação e a profissionais do ensino. A coleção já conta com os seguintes títulos publicados: Inteligência artificial no ensino: como construir computadores que se comportam como humanos, Introdução à teoria dos números: um curso breve, Uma introdução à topologia geométrica: passeios de Euler, superfícies e o teorema das quatro cores, e Mágicas, matemática e outros mistérios.

Sobre os autores – Pedro Luiz Aparecido Malagutti é licenciado em Matemática pela UFSCar, mestre em Matemática pelo ICMC-USP de São Carlos e doutor em Matemática pela UFPE. É professor associado da UFSCar, onde trabalha desde 1983. Atua nas áreas de Análise Matemática e Ensino da Matemática. Tem realizado atividades voltadas à formação inicial e continuada de professores, bem como para as Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na produção de materiais didáticos para o ensino de Matemática. 

João Carlos Vieira Sampaio é licenciado em Matemática pelo Ibilce-Unesp, mestre em Matemática pelo ICMC-USP de São Carlos e doutor em Matemática pela Rutgers – The State University of New Jersey. É professor associado da UFSCar, onde leciona, desde 1977, disciplinas das áreas de Álgebra, Geometria, Análise e História da Matemática. Tem atuado em projetos de formação continuada de professores e é docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da UFSCar.

TítuloMágicas com papel, geometria e outros mistérios
Autores: Pedro Luiz Aparecido Malagutti e João Carlos Vieira Sampaio
Número de páginas: 163
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-7600-352-6

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom