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Ganhadoras do Prêmio Jabuti analisam a educação de surdos no Brasil

Nov 11, 2014

O livro "Tenho um aluno surdo, e agora?", organizado pelas educadoras Cristina Broglia Feitosa de Lacerda e Lara Ferreira dos Santos, publicado pela EdUFSCar, foi o vencedor do Prêmio Jabuti 2014 na categoria Educação. Nesta entrevista, elas falam sobre a obra e a importância de questões que envolvem a surdez, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a educação de alunos surdos.

Qual é a importância da conquista do Prêmio Jabuti com esse tema tão pertinente?

O Prêmio Jabuti é um ícone de reconhecimento nacional. Foi uma enorme surpresa termos recebido o prêmio na área de Educação, na qual circulam uma pluralidade de temas. O de inclusão e surdez são de interesse, mas menos privilegiados de maneira geral no cenário brasileiro, por se referirem a problemáticas de minorias. Deste modo, foi muito importante o prêmio para dar visibilidade nacional a este público (alunos surdos), suas questões educacionais e sua língua viso-gestual. O prêmio nos ajuda a divulgar esta problemática e a ganhar novos interessados pelo assunto.

Como surgiu a ideia de elaborar o livro?

A ideia do livro partiu da necessidade de elaboração de um material didático, para alunos de licenciaturas da educação a distância, que têm em sua grade curricular a disciplina de Libras. Convidamos colegas e parceiros da área para nos auxiliarem na tarefa de elaborar um material que, de fato, fizesse sentido na formação de futuros professores, trazendo conhecimentos úteis para a prática de ensino e aprendizagem em sala de aula, quando se tem um aluno surdo. A produção do material foi positiva e teve boa aceitação entre os alunos, o que nos motivou a transformar o material didático em livro.

Como nasceu o interesse em estudar o tema da surdez, da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da educação de alunos surdos?

Primeiramente de nossa formação acadêmica e área de atuação. Mas a discussão trazida no livro nasceu do desejo de discutir questões relacionadas à educação de surdos, tema recente e tão relevante, mas com poucas publicações até o presente momento.

Qual é o diferencial desta obra para ter conquistado o Prêmio Jabuti?

Pensamos que vários aspectos colaboraram para isso. Textos bem escritos voltados para a formação de professores, ou seja, textos com rigor acadêmico, mas de fácil leitura. Textos escritos por pesquisadores de diversas universidades do país. Livro bem diagramado, com ilustrações fáceis para o leitor. Tema novo - ensino de alunos surdos, focalizando o fazer do professor. Acho que tudo isso colaborou para a escolha. 

Tenho um aluno surdoComo foi feita a seleção dos 14 artigos que compõe o livro?

Procuramos elencar temas que gostaríamos de discutir com nossos alunos, especialmente os alunos licenciandos, mas que não encontrávamos em nenhum material disponível. Temas relacionados às questões de língua/linguagem, ensino de Libras, desenvolvimento da pessoa surda e educação bilíngue para surdos. Assim, convidamos parceiros e colegas da área, que prontamente nos auxiliaram nessa difícil tarefa.

Para vocês, qual é a importância do aprofundamento teórico sobre questões importantes que vêm sendo discutidas na área, bem como dar subsídios para a atuação do futuro professor da educação básica junto a alunos surdos?

Acreditamos na possibilidade de construir uma educação bilíngue para surdos com qualidade, e isso só é possível por meio da desmistificação de questões relacionadas à surdez e a Libras. Os alunos surdos tem o direito de acesso a educação em sua língua, com metodologia adequada e com a presença de profissionais cientes de sua condição linguística diferenciada.

No livro são problematizadas questões da Política Nacional de Educação e sua articulação com os documentos oficiais que garantem, como direito das pessoas surdas, a educação bilíngue, incluindo estratégias metodológicas e estruturais para o ensino de alunos surdos. O quanto isso ainda tem que avançar no Brasil?

Estamos apenas no início das discussões, gostaríamos de ver mais publicações nesse sentido - com maior enfoque nas possibilidades educacionais, e não somente nas falhas encontradas ao longo da vida acadêmica do aluno surdo. 

Qual é na avaliação de vocês a realidade do Brasil em questões relacionadas ao ensino da língua de sinais e na educação de surdos?

Estamos apenas começando a trabalhar nesta área. Os professores ainda estão em formação, a língua está em forte expansão no campo da pesquisa, e as universidades estão implantando a disciplina maciçamente. Sendo assim, muito tem sido feito, contudo muito há por fazer, porque esta tudo iniciando.

Ainda há uma escassez de materiais voltados ao ensino e aprendizagem da Libras. A que se deve isso?

A novidade da disciplina, do seu reconhecimento e das necessidades das comunidades surdas. Toda a legislação é posterior a 2002 e com isso muita coisa ainda esta em consolidação.

Veja mais informações sobre a obra aqui

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

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