Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 11 Químicos e farmacêutico lançam guia prático de moléculas naturais

Clientes

Químicos e farmacêutico lançam guia prático de moléculas naturais

Nov 13, 2014

Apesar do avanço notável na pesquisa referente ao desenvolvimento de novos fármacos (drug design) em biologia molecular, em biotecnologia, em genética e genômica, somente 10% de 350 mil espécies vegetais conhecidas foram estudadas sob os pontos de vista fitoquímico e farmacológico. Daí a importância do relançamento pela EdUFSCar do livro ‘Princípios ativos de plantas superiores’, dos pesquisadores Emerson F. Queiroz, Jean-Luc Wolfender, Kurt Hostettmann e Paulo C. Vieira, que se encontrava esgotado.

Publicado originalmente em 2002, a obra aborda três temas relevantes: a importância das plantas medicinais, a procura dos princípios ativos e técnicas de isolamento aplicadas aos produtos naturais. O livro mantém o mesmo espírito do anterior, mas com atualizações em todos os capítulos, assim como a adição de um novo capítulo sobre metabolômica. Este nova edição conta com a participação de um quarto autor, o professor Jean-Luc Wolfender, que trabalha na Universidade de Genebra e esteve em São Carlos, em fevereiro de 2014, para ministrar um curso na Escola de Verão em Química intitulado Introdução à metabolômica de plantas.

O trabalho tem formato interdisciplinar e abrange as áreas da botânica, farmacologia, medicina e química. O grande interesse nos estudos do ponto de vista fitoquímico e farmacológico das plantas é a possibilidade que novas moléculas possam ser utilizadas para o desenvolvimento de medicamentos seguros e eficientes, bem como na cura de doenças. Em seu conteúdo, há informações sobre testes biológicos, técnicas de separação analítica e preparativa, e adoção de métodos como a cromatografia e espectrometria. Segundo os autores, a obra se configura como um “guia prático para pesquisas de novas moléculas naturais”.

Sobre os autores – Emerson F. Queiroz graduou-se em Farmácia na Universidade Federal da Paraíba e doutorou-se na Faculdade de Farmácia de Châtenay-Malabry, em Paris. Possui pós-doutorado pela Universidade de Lausanne, Suíça entre 1999-2006. Trabalha desde maio de 2011 na Universidade de Genebra como Senior Research Scientist.

Jean-Luc Wolfender é graduado em Química na Universidade de Neuchâtel, e doutor pela Universidade de Lausanne, Suíça. Realizou pós-doutorado na Universidade da Califórnia, São Francisco, EUA. Atualmente é professor titular no Laboratório de pesquisa em Fitoquímica e Produtos Naturais Bioativos da Universidade de Genebra.

Kurt Hostettmann estudou Química na Universidade de Neuchâtel e doutorou-se em investigação fitoquímica de gencianas. Realizou pós-doutorado na Universidade de Columbia, em Nova York. Ocupou cargo de pesquisador no Departamento de Farmácia da Escola Politécnica de Zurique e ministrou aulas na Universidade de Fribourg. Trabalhou na Universidade de Lausanne de 1981 a 2009 onde se aposentou lecionando fitoquímica e farmacognosia.

Paulo C. Vieira graduou-se em Química na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP. É mestre e doutor pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos, onde atua desde 1981. Orienta mestres e doutores no Programa de Pós-Graduação em Química- UFSCar.

Título: Princípios ativos de plantas superiores
Autores: Emerson F. Queiroz, Jean-Luc Wolfender, Kurt Hostettmann e Paulo C. Vieira
Número de páginas: 234
Formato: 16 23 cm
Preço: R$ 38,00
ISBN: 978-85-7600-343-4

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom