Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 12 Estudo sobre imigração lituana no cone sul revela facetas da nova ordem internacional

Clientes

Estudo sobre imigração lituana no cone sul revela facetas da nova ordem internacional

Dec 09, 2014

Em tempos de globalização, os estudos migratórios vêm assumindo protagonismo no campo da História e das demais Ciências Humanas, refletindo o peso do tema no cenário internacional e na pauta política dos diferentes países. Neste contexto, Erick Reis Godliauskas Zen analisa, em ‘Identidade em conflito: os imigrantes lituanos na Argentina, no Brasil e no Uruguai (1920–1955)’, lançamento da EdUFSCar, as formas de estruturação e as relações entre as comunidades lituanas radicadas na Argentina, no Brasil e no Uruguai.

De forma comparada, Zen buscou compreender as referências identitárias dos lituanos durante o processo de desenraizamento territorial e a formação dos laços de solidariedade ao longo do processo de inserção em diferentes nações. Ao mesmo tempo, o autor demonstra como essas comunidades se relacionavam para além das fronteiras dos países em que se estabeleceram, construindo intercâmbios de experiências e organizando movimentos sociais e políticos.

Dentro das diferentes posturas políticas, foram identificados os conflitos no interior das comunidades e destas com os Estados e a sociedade na qual se inseriam. Há ainda a consideração do papel do governo da Lituânia nas formações comunitárias, durante o período de sua independência e as consequências entre os imigrantes da integração da Lituânia à União Soviética. O livro, portanto, traz à cena a questão do conflito entre nacionalistas, católicos e comunistas.

Segundo Erick Reis Godliauskas Zen, o estudo intenta compreender essas disputas e o que deve ser entendido como “lituanidade”, “e reconstituir a estruturação das organizações lituanas e seus laços de solidariedade na Argentina, no Brasil e no Uruguai”, explica. Para tanto, considerou três aspectos fundamentais que a influenciaram: as transformações pelas quais passou o país de origem; os distintos projetos de Estado que influenciaram a vida social, cultural e política dos migrantes, sobretudo diante das distintas perspectivas assimilacionistas e de nacionalização das massas que foram sustentadas pelas elites no cone sul; os movimentos políticos estruturados pelos imigrantes e suas distintas orientações ideológicas.

Para a professora titular de História Contemporânea da UERJ, Lená Medeiros de Menezes, que assina o prefácio, em um amplo contexto de possibilidades, Zen brinda o leitor com uma obra que representa avanços consideráveis na escolha do tema, na abordagem e opções metodológicas, “ou, ainda, na contextualização construída em um tempo de muitas e profundas mudanças na política interna dos Estados e na ordem internacional”, diz. Para ela, este deslocamento minoritário para cone sul é tipicamente contabilizado como "outros" nas estatísticas gerais referentes à imigração. "Sobre esses 'outros' incidiu, durante muito tempo, o peso do silêncio, cabendo ao autor, no caso dos lituanos, pôr fim ao esquecimento e preencher, com o ruído da vida, muitas das lacunas existentes na história da imigração europeia na América do Sul", analisa.

Sobre o autor Erik Reis Godliauskas Zen é doutor e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de Imigração e Revolução (Edusp, 2010) e O germe da revolução (Humanitas, 2005). Atualmente é pesquisador do Laboratório de Estudos de Imigração (Labimi) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e docente das Faculdades Integradas do Vale do Ribeira (Unisepe/FVR).

Título: Identidade em conflito: os imigrantes lituanos na Argentina, no Brasil e no Uruguai (1920–1955)
Autor: Erick Reis Godliauskas Zen
Número de páginas: 220
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-7600-379-3

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom