Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2015 01 EdUFSCar relança manual para gestão do agronegócio

Clientes

EdUFSCar relança manual para gestão do agronegócio

Jan 19, 2015

O agronegócio tem um peso considerável na economia brasileira: responde por 22% do PIB e 43% do superávit da balança comercial. As perspectivas para este ano é que o PIB do setor continue crescendo e atinja R$ 1,17 trilhão, segundo a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Para compreender como funcionam suas cadeias produtivas, a EdUFSCar relança uma obra de referência na área, "Gestão do agronegócio: textos selecionados", coordenada por Mário Otávio Batalha e que reúne artigos de diversos especialistas.

Dividido em nove capítulos, o livro inicia com os conceitos e abordagens teóricas que serão retomados nos textos seguintes. Em seguida, apresenta os hábitos de consumo alimentar no Brasil e como determinados fatores exercem influência sobre o comportamento da escolha alimentar dos consumidores. Discute também a gestão do processo de desenvolvimento de produtos, para a competitividade na indústria de alimentos, apresenta os principais modelos disponíveis para o desenvolvimento de produtos alimentícios e as práticas de gestão e capacitação em desenvolvimento de produtos.

Dedica um capítulo às relações de suprimento na agroindústria, analisando o processo de reestruturação da relação industrial entre empresas da agroindústria e indústrias de alimentos e bebidas, para fornecimento de produtos com maior valor agregado. Outro texto foca na análise dos canais de distribuição para produtos agroindustriais, para que o leitor possa compreender sua estrutura e planejar sua gestão. As alternativas de mercado para a agricultura, como os produtos hortículos orgânicos, também são analisadas.

Destaque ainda é dado ao apoio da tecnologia à gestão de negócios, como a utilização de simulação, computação gráfica e outras ferramentas para a tomada de decisão no planejamento e no controle da produção agroindustrial. Há ainda um artigo específico sobre segurança dos alimentos e rastreabilidade, para identificar níveis, formas de contaminação e controle de doenças, de modo a garantir ao consumidor um produto seguro e saudável. Para finalizar, discute questões como inovação tecnológica de produto e processo, aprendizado tecnológico, parcerias tecnológicas, padrões setoriais de mudança tecnológica e outros temas afins. 

As informações que ilustram a parte teórica dos capítulos são, em sua maioria, inéditas no Brasil e resultam, em grande parte, dos trabalhos dos pesquisadores do GEPAI (Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais) da Universidade Federal de São Carlos. Os textos proporcionam ao leitor o conhecimento teórico necessário para compreender e avaliar os casos reais apresentados. “Espera-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento e a evolução do agronegócio brasileiro”, afirma Batalha.

Sobre o coordenador – Mário Otávio Batalha é graduado em Engenharia Química com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Genie Des Systemes Industriels pelo Institut National Polytechnique de Lorraine. Hoje, atua como professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos.

TítuloGestão do agronegócio: textos selecionados
Coordenador: Mário Otávio Batalha
Número de páginas: 465
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 64,00
ISBN: 978-85-7600-031-0

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom