Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2015 01 Especialista em Direito Ambiental recomenda as diretrizes para as auditorias ambientais

Clientes

Especialista em Direito Ambiental recomenda as diretrizes para as auditorias ambientais

Jan 26, 2015

Nas últimas décadas a preocupação com o meio ambiente passou a ocupar papel de destaque nas discussões mundiais.

Por conta do respeito ao Princípio da Prevenção – é mais vantajoso prevenir do que remediar –, e do Princípio do Desenvolvimento Sustentável – compatibilização das atividades econômicas com preservação do meio ambiente –, as auditorias ambientais vêm ganhando recentemente atenção especial dos Estados e corporações. Além de servirem para verificar o cumprimento da legislação ambiental, elas também averiguam o cumprimento dos objetivos das próprias organizações. Como contribuição a esta nova área do conhecimento, o especialista e professor em Direito Ambiental Celso Maran de Oliveira lança Diretrizes de auditoria ambiental, pela EdUFSCar.

Com uma linguagem acessível e direta, o livro funciona como um manual sobre as diretrizes de auditoria ambiental. Nele, são abordadas as principais formas de auditoria ambiental, partindo do tratamento de temas ligados a elas, passando pela esfera internacional em que serão analisadas as normas jurídicas nesse domínio, em especial as da Organização Internacional para Padronização (ISO) e do Sistema de Ecogestão e Auditória (Emas) da União Europeia, para então avaliar “o processo interno de ação de normas nesse sentido, especialmente pelos Estados brasileiros que já adotaram esse instrumento”, explica o autor.

O estudo está estruturado em quatro capítulos. No primeiro, são abordados os diversos conceitos de meio ambiente em suas inúmeras interfaces, com o propósito de oferecer subsídios para entender a abrangência das auditorias ambientais. No segundo, são trabalhadas as diferentes classificações das auditorias ambientais, fornecendo elementos essenciais no momento da realização dos trabalhos.

Adentrando no direito nacional sobre auditorias ambientais, o terceiro capítulo traz as principais normas federais e as de iniciativa dos Estados que já contam com elas. Assim, são analisadas as semelhanças das normas estaduais, principalmente quanto ao destinatário das auditorias – aqueles que desempenham atividades que degradam o meio ambiente. No último capítulo, encontram-se as normas ISO e Emas para que os auditores possam se valer desses exemplos para a condução de seus trabalhos visando a obtenção destas certificações.

A obra se configura como referência tanto no campo científico como no profissional. Em termos científicos, discute a importância da auditoria como instrumento de apoio à gestão e à atuação ética dos profissionais envolvidos em auditoria, bem como o papel que a auditoria ambiental desempenha na gestão corporativa. No campo profissional, propõe reflexões sobre a contribuição da auditoria ambiental para a gestão eficaz.

Sobre o autor – Celso Maran de Oliveira é graduado em Direito pelo Instituto Paulista de Ensino Superior Unificado (1996), pós-graduado em Proteção de Menores (1998), mestre em Direito da Integração (2000) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal) e doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2005). Docente desde 1997 em diversas instituições de ensino superior no curso de Direito, atualmente é professor do Departamento de Ciências Ambientais da UFSCar. Na graduação, ministra as disciplinas Auditoria Ambiental, Políticas Públicas Ambientais e Legislação Ambiental; na pós-graduação dá orientação, em mestrado e doutorado, em Direito Ambiental e Direito Urbanístico. É auditor ambiental.

TítuloDiretrizes de auditoria ambiental 
Autor: Celso Maran de Oliveira
Número de páginas: 208
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 36,00
ISBN: 978-85-7600-376-2

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom