Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2015 02 Manual de Engenharia de Materiais ganha nova edição atualizada

Clientes

Manual de Engenharia de Materiais ganha nova edição atualizada

Feb 23, 2015

O desenvolvimento da humanidade como sociedade e como organização depende fortemente da disponibilidade e do processamento de materiais.

A própria história dos materiais, como a pedra, a madeira, a pele e o osso dos animais, coincide com muitas outras histórias, como a da civilização, da agricultura, do esporte, do transporte, entre outras. Na atualidade, com a rapidez das alterações e aperfeiçoamentos tecnológicos, o mundo dos materiais também muda drasticamente. Por isso, a EdUFSCar lança uma nova edição do clássico Engenharia de Materiais para Todos, organizado por José de Anchieta Rodrigues e Daniel Rodrigo Leiva, publicado originalmente em 2009, acrescentando três novos capítulos sobre biomateriais, nanomateriais e informação tecnológica, além de atualizar os demais.

O capítulo “Biomateriais: um breve histórico” introduz os materiais usados para substituir alguma parte de nosso corpo ou para funcionar em contato íntimo com o tecido vivo. Já em “Introdução aos nanomateriais”, é apresentado um assunto atual que está transformando todos os conceitos sobre materiais. Nas chamadas nanociência ou nanotecnologia, manipulam-se os detalhes dos materiais em escala nanométrica, ou seja, praticamente atômica. Por fim, o novo capítulo “Informação tecnológica em engenharia de materiais” oferece informações sobre produtos, tecnologias, processos, fabricação, economia, matérias-primas e tantos outros aspectos que têm cada vez mais valor num mundo altamente informatizado.

Além dos novos capítulos, a obra aborda ainda a carreira de Engenharia de Materiais e suas oportunidades; a graduação na área; a atuação do profissional nas indústrias; a história dos materiais; os materiais cerâmicos, metais, polímeros, vidros e compósitos; a fabricação de produtos cerâmicos e poliméricos; a reciclagem e a seleção de materiais.

O livro nasceu para cooperar com a Escola de Férias de Engenharia de Materiais para Alunos e Professores do Ensino Médio (Efem), promovida pela UFSCar a partir de 2005. Seu objetivo é difundir o conhecimento na área entre os alunos do ensino médio e início do universitário. Assim, a obra apresenta temas complexos e atuais de maneira didática e acessível a todos os interessados na área.

Sobre os organizadores – José de Anchieta Rodrigues é graduado em Física pela Universidade de São Paulo, mestre em Física Aplicada pela mesma universidade e doutor em Metalurgia pela Universidade de Stuttgart (Alemanha). Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar. Ministra disciplinas na graduação em Engenharia de Materiais e na pós-graduação de Ciência e Engenharia de Materiais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: alumina, propriedades mecânicas, concretos refratários, refratários e propriedades termomecânicas. Desenvolve projetos de extensão com a Petrobras.

Daniel Rodrigo Leiva é professor adjunto do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar. É doutor em Física de Materiais pela Université Joseph Fourier, de Grenoble, França, e em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCar (2009), tendo desenvolvido sua tese em cotutela entre as duas universidades. Foi professor doutor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, onde coordenou os cursos de graduação em Engenharia. Seus assuntos de interesse incluem: materiais para armazenagem de hidrogênio, nanomateriais, informação tecnológica, seleção de materiais, ensino de Engenharia. No DEMa/UFSCar, é atualmente responsável pelo Laboratório de Hidrogênio em Metais e coordenador institucional do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT/Materiais).

TítuloEngenharia de Materiais para Todos 
Organizadores: José de Anchieta Rodrigues e Daniel Rodrigo Leiva
Número de páginas: 220
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-7600-380-9

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom