Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2015 03 Análise da obra de Deleuze traça panorama crítico entre a filosofia e a comunicação

Clientes

Análise da obra de Deleuze traça panorama crítico entre a filosofia e a comunicação

Mar 02, 2015

As relações existentes entre os campos da linguagem, pensamento e comunicação constituem um dos cernes da pesquisa realizada por Alessando Carvalho Sales. Concebido originalmente como uma tese de doutorado, "Deleuze: pensamento e acordo discordante", lançamento da EdUFSCar, expõe uma análise minuciosa dos textos de um dos maiores pensadores do século 20, Gilles Deleuze (1925-1995), no caso aqueles publicados entre 1962 e 1965 e algumas de suas principais referências teóricas, bem como a leitura de estudiosos.

Para apresentar o conjunto de ideias de Deleuze, o autor vai buscar especialmente a relação do filósofo francês com as obras de Nietzsche e Kant. De acordo com a interpretação deleuziana de Nietzsche, há uma nova colocação dos problemas do sentido e do valor, de maneira que o elemento do pensamento não será mais verdadeiro, mas sim o sentido e o valor. A filosofia se constituirá assim numa espécie de sintomatologia responsável por avaliar a diferença que separa os valores de origem baixa (como a moral, a religião, a ciência) dos valores de origem alta (como a arte, por exemplo).  

Alessandro Sales parte então para a análise do livro A filosofia crítica de Kant, passando a seguir pelas leituras que o filósofo francês faz de Marcel Proust e Pierre Klossowski. Um dos principais destaques presentes na obra de Alessandro Sales, e o ponto norteador de sua pesquisa, está na condição paradoxal do acordo discordante, que nomeia o lançamento, que trata da relação complexa entre duas teorias distintas: a semiótica (onde e como pensar?) e a ontológica (o que é pensar?). 

No que diz respeito ao campo específico da comunicação, o autor marca o quanto Deleuze critica a circulação excessiva de informações e discursos preconcebidos, apontando um  esvaziamento do discurso nas sociedades contemporâneas. Ele propõe questões como: “que tipo de comunicação pode estrar envolvida na filosofia?” e “como o filósofo se comunica?”. Para Sales, uma comunicação mais rica potencialmente vinculada aos contextos e problemas do mundo atual poderia ser aquela investida no chamado acordo discordante, provocação que implicaria “uma comunicação sem garantias, distante de todo o senso comum, por vezes aparentemente solitária, mas que não deixa de fazer apelo e de encontrar um interlocutor por vir”.

Indicado não somente aos filósofos e estudiosos do pensamento de Gilles Deleuze e de outros autores que se relacionam diretamente com a sua obra, o lançamento da EdUFSCar também é recomendado aos que lidam com questões diversas ligadas à comunicação. 

Sobre o autor – Alessandro Carvalho Sales é professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Possui doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio na Université Paris (Panthéon-Sorbonne), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Na UFSCar, finalizou também pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, com projeto apoiado pela Fapesp e voltado para as relações entre filosofia e cinema. Principais temas de trabalho: filosofia contemporânea, arte e filosofia, epistemologia e metodologia da pesquisa.

TítuloDeleuze: pensamento e acordo discordante
Autor: Alessandro Carvalho Sales
Número de páginas: 288
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-7600-392-2

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

 
Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom