Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2015 03 EdUFSCar lança dois novos títulos sobre química

Clientes

EdUFSCar lança dois novos títulos sobre química

Mar 23, 2015

Os estudos em química ganham dois novos títulos pela EdUFSCar. Planejamento fatorial em química: maximizando a obtenção de resultados, de Edenir Rodrigues Pereira Filho, e Introdução aos conceitos e cálculos da química analítica 4. Equilíbrio de Complexação e Aplicações em Química Analítica, de Orlando Fatibello Filho, fazem parte da série Apontamentos, que tem por objetivo explorar textos de apoio didático a cursos de graduação e pós-graduação. 

Planejamento fatorial em química trata da aplicação do planejamento fatorial em dados químicos para melhor entendimento das informações que estão sendo geradas. Dividido em quatro capítulos, aborda planejamento fatorial completo e fracionário dando exemplos sobre a utilização dessas ferramentas, além de propor modelos de regressão para múltiplas respostas. Dedica, ainda, atenção especial aos programas computacionais com a apresentação de vídeos com exemplos utilizando o Microsoft Excel, Octave e Matlab. 

Já o quarto volume da série, Introdução aos conceitos e cálculos da química analítica trata especificamente do equilíbrio de complexação e as aplicações em química analítica qualitativa, quantitativa clássica e instrumental e no dia a dia.

Os 17 capítulos, mais um apêndice com diversos exercícios propostos e uma tabela resumida das constantes de estabilidade, dissertam sobre o desenvolvimento histórico dos compostos de coordenação, o primeiro método para a determinação das constantes de estabilidade, o equilíbrio de complexação, o conceito de constantes de estabilidade e de instabilidade e os cálculos das concentrações das espécies envolvidas. A distribuição das espécies em função da concentração do ligante, as funções de formação do complexo (ou número médio de ligantes), o grau de complexação (Fo(x)), o método gráfico de Leden, o grau de formação, o método de Fronaeus, aplicações diversas e a determinação experimental das constantes de estabilidade são também discutidos, apresentando-se exemplos significativos.

Sobre os autores – Edenir Rodrigues Pereira Filho possui graduação em Química pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado em Química Analítica e doutorado em Ciências, ambos pela Unicamp. Desde 2006 é professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos. 

Orlando Fatibello Filho possui graduação em Química pela UFSCar, mestrado em Físico-Química pelo IQSC-USP, doutorado e livre docência em Química Analítica pelo IQ-USP. Atua como professor titular da UFSCar desde dezembro de 2003.

TítuloPlanejamento fatorial em química: maximizando a obtenção de resultados

Autor: Edenir Rodrigues Pereira Filho
Número de páginas: 88
Formato: 21,5 x 27,5 cm
Preço: R$ 26,00
ISBN: 978-85-7600-397-7

TítuloIntrodução aos conceitos e cálculos da química analítica 4. Equilíbrio de Complexação e Aplicações em Química Analítica

Autor: Orlando Fatibello Filho

Número de páginas: 139
Formato: 21,5 x 27,5 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-7600-390-8 

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom