Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2015 04 Análise histórica decifra o discurso sobre a beleza negra no Brasil

Clientes

Análise histórica decifra o discurso sobre a beleza negra no Brasil

Apr 13, 2015

Em um momento em que o debate sobre a cultura negra assume enorme importância e visibilidade, tanto no meio acadêmico quanto no campo midiático, a linguista Amanda Braga lança "História da beleza negra no Brasil", pela EdUFSCar, que resgata o conceito estético atribuído ao corpo negro ao longo de nossa história.

Em uma leitura dos signos da estética negra numa perspectiva histórica, a especialista em imagem e relações raciais traça um panorama sobre o assunto desde a beleza castigada pela escravidão, passando pelo alinhamento moral oferecido pelo século XX, até chegar à pluralidade que o atual momento lhe concede. A publicação aponta a origem das referências sobre o conceito atribuído à estética negra, que se estabelece como um padrão a ser seguido por homens e mulheres.  

Fugindo de ideias preconcebidas, a autora decifra as imposições e as interpretações sobre o corpo negro, em uma pesquisa detalhada e pautada na análise de fragmentos de jornais, pinturas, imagens e textos de revistas e peças publicitárias.  Para compor seu trabalho, utiliza como base a teoria da Análise do Discurso, bem como as contribuições conceituais e metodológicas do filósofo francês Michel Foucault.  

Ao considerar a miscigenação do povo brasileiro, sua heterogeneidade estética e as questões a respeito da formação do conceito de beleza negra e seu reconhecimento histórico, Amanda Braga mostra que a beleza é o resultado de símbolos culturais, sociais e históricos, que passa por vários padrões, se modifica e se reconstrói com o passar dos anos. 

O teatro experimental dos negros, o Quilombo e os concursos de beleza são alguns dos assuntos tratados no lançamento. Com densidade teórica e abordagem crítica em suas análises, História da beleza negra no Brasil constitui-se em ferramenta útil para informação e orientação sobre a cultura negra e sua estética, além de refletir aspectos da história da construção da identidade cultural brasileira. 

Sobre a autora – Amanda Braga é professora Adjunta do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2006), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) (2008) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba com período co-tutelar na Universidade Federal de São Carlos. Também pesquisa a Análise do Discurso de linha francesa com ênfase nos seguintes temas: discurso, imagem, semiologia e relações raciais.

Título: História da beleza negra no Brasil: discursos, corpos e práticas
Autora: Amanda Braga
Número de páginas: 273
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-7600-393-9

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

 
Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom