Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2015 05 Psicóloga relaciona crianças asmáticas a seu contexto familiar

Clientes

Psicóloga relaciona crianças asmáticas a seu contexto familiar

May 21, 2015

Os resultados das diversas investigações sobre a asma na infância parecem confirmar a hipótese de uma associação entre as dificuldades de interação na família e o surgimento e a gravidade desse quadro clínico na criança. Para contribuir com uma maior compreensão sobre esta relação, analisando as influências recíprocas entre ambas, a psicóloga Dóris Lieth Nunes Peçanha lança "A criança com asma e sua família: avaliação psicossomática e sistêmica", pela EdUFSCar.

O estudo traça a articulação entre dois níveis de saberes: grupal e individual. O primeiro proveniente do grupo familiar e o segundo referente à dimensão intrapsíquica ou subjetividade da criança asmática. Segundo a autora, o que importa é saber como a criança vivencia os conflitos dentro de seu grupo familiar e que defesas ela mobiliza para lidar com essas pressões. "Assim nos interessou investigar como falhavam os mecanismos psicológicos condizentes com a faixa etária da criança, passando a ocorrer somatizações", justifica Peçanha.

São apresentados, ao longo de seis capítulos, casos clínicos e um estudo completo de uma criança e sua família, ilustrando a compreensão obtida a partir de suas falas. Discussões dos resultados e sugestões terapêuticas também são apresentadas na obra.

Para isso, foram utilizadas crianças com asma entre 7 a 8 anos de idade (grupo experimental), comparando-as e emparelhando-as com outro grupo de crianças sem problemas de saúde e na mesma faixa etária (grupo controle). Em ambos, foram analisados aspectos como desenvolvimento infantil, o contexto psicoeducativo, bem como a estrutura e a dinâmica familiar dentro de uma visão que considerou a influência mútua e interdependente entre todos os elementos.

O tema torna-se relevante para a saúde física e psicológica, implicando um maior conhecimento dos fatores emocionais associados à asma pediátrica, particularmente aqueles derivados do contexto familiar, incluindo a maneira como são percebidos pela criança portadora dessa doença e por sua família.

Sobre a autora – Dóris Lieth Nunes Peçanha é psicóloga (PUCRS) com larga atuação clínica. Possui licenciatura plena em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), doutorado em Psicologia Clínica (IP-USP) e Université René Descartes Paris V (Sorbonne), pós-doutorados no Canadá e na França e formação em Psicossomática e Psicodinâmica do Trabalho (Paris). É professora visitante no Brasil e no exterior. Títulos: notório saber em Psico-oncologia (SBPO), membro da Academia Paulista de Psicologia (cad. 19, ex César Ades). Professora associada IV (DPsi-UFSCar) e orientadora (EESC-USP). Também é líder do grupo de pesquisa Vida e atua no ensino, pesquisa e extensão, em áreas como saúde psicossomática e psicodinâmica do trabalho, integrando subjetividade e visão sistêmica. Possui diversas publicações, como o livro Cuidando da vida: olhar integrativo sobre o ambiente e o ser humano (EdUFSCar).

TítuloA criança com asma e sua família: avaliação psicossomática e sistêmica
Autora: Dóris Lieth Nunes Peçanha
Número de páginas: 201
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 36,00
ISBN: 978-85-7600-402-8

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

 
Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom