Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2015 06 Coletânea de artigos destrincha história da comunidade negra em Sorocaba

Clientes

Coletânea de artigos destrincha história da comunidade negra em Sorocaba

Jun 29, 2015

As relações sociais em Sorocaba durante a vigência da escravidão eram bastante tensas. Na década de 1880 a crueldade com os negros não ocorria apenas no ambiente rural, mas no cenário urbano, com escravos domésticos e de ganho. Ao mesmo tempo, surgia na região um movimento abolicionista.

Para retratar a história de um passado que remete à construção da identidade brasileira, o doutor em filosofia e história Marcos Francisco Martins e a doutora em Educação Adriana Varani organizam o livro Educação das relações étnico-raciais, lançamento da EdUFSCar.

Desafiada pela demanda que havia na comunidade negra de Sorocaba por um espaço de formação dos professores, a Universidade Federal de São Carlos organizou em 2012 um curso de extensão que foi oferecido tanto para profissionais da rede pública de ensino quanto para estudantes do curso de Pedagogia, História e outras licenciaturas da UFSCar. Nos encontros, foram discutidos temas como: a história da África e dos negros no Brasil, a escravidão na região de Sorocaba e a imagem dos negros nos meios de comunicação. Os professores que ministraram essas aulas foram convidados a produzir artigos sobre o tema, reunidos neste lançamento da série Apontamentos.

Os 12 artigos que compõem a coletânea estão divididos em quatro partes. Na primeira é apresentada a história da comunidade negra e os fatos mais marcantes que aconteceram na formação do espaço geográfico do continente africano. Na segunda parte são abordados os caminhos da comunidade negra no Brasil. Na terceira, a cidade de Sorocaba é foco de leitura em diferentes perspectivas, como a escravidão negra local, o alto índice de escravos na região, análise sobre o processo de resistência, os sujeitos protagonistas destes processos e as marcas deixadas por eles na história da cidade. Já na quarta e última parte, há uma análise sobre a situação dos professores e suas práticas no trabalho com as relações étnico-raciais.

Educação das relações étnico-raciais é voltado não somente aos profissionais da educação e membros do movimento negro, mas a todos aqueles que estão comprometidos com a disseminação de uma cultura não preconceituosa e que desejam ampliar seu conhecimento sobre o tema. 

Sobre os organizadores – Marcos Francisco Martins possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado e doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Adriana Varani é graduada em Pedagogia pela Unicamp, possui mestrado e doutorado em Educação pela mesma instituição.

Título: Educação das relações étnico-raciais: apontamentos críticos e a realidade da região de Sorocaba
Organizadores: Marcos Francisco Martins e Adriana Varani 
Número de páginas: 206         
Formato: 21,5 x 27,5 cm
Preço: R$ 54,00
ISBN: 978-85-7600-404-2 

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom