Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2015 08 Economista apresenta a dinâmica do sistema econômico para iniciantes

Clientes

Economista apresenta a dinâmica do sistema econômico para iniciantes

Aug 05, 2015

Além de proporcionar a compreensão sobre a dinâmica do sistema econômico, 'Introdução à economia', da economista Andréa Eloisa Bueno Pimentel, lançamento da EdUFSCar, ajuda o leitor iniciante a ter uma visão crítica desse sistema.

Neste novo título da série Apontamentos, são apresentados os mecanismos tradicionalmente usados e, sempre que necessário e possível, as críticas a esses mecanismos.

O texto abre com uma breve introdução sobre a definição do termo economia, em que se distingue três diferentes significados, que serão analisados em profundidade nos capítulos seguintes. Dessa maneira, a obra analisa os agentes econômicos, como famílias, empresas e governo, e os princípios do sistema capitalista. 

Os capítulos seguintes discutem o comportamento do consumidor, a relação entre demanda e preço; a questão do lucro e o equilíbrio de mercado, bem como suas estruturas, como concorrência, monopólio, oligopólio, tipos de consumo, empresas, relação entre lucro, receita, oferta e demanda, função da moeda (dinheiro), contabilidade social e nacional, passando ainda por assuntos como sistema tributário e distribuição de renda, o papel do governo na economia e no controle das taxas de inflação e deflação.

Do mesmo modo, são apresentadas as políticas macroeconômicas nos âmbitos fiscal, monetário e cambial, envolvendo conceitos como taxas de juros, títulos públicos pré e pós-fixados, câmbio fixo e câmbio flexível, e a relação entre taxas de câmbio, juros e inflação, que facilitam a compreensão da dinâmica do comércio internacional.

Além desses temas tradicionais, inseridos numa disciplina de Introdução à Economia, a obra apresenta outros, como economia solidária, consumo sustentável e moedas solidárias. Dessa maneira, Introdução à economia configura-se como um texto prático e didático não apenas para estudantes de graduação, mas também para os de ensino médio que pretendem seguir carreira na área, ou mesmo para o leitor que queira compreender melhor nossa realidade.

Sobre a autora – Andréa Eloisa Bueno Pimentel é graduada em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é adjunto, nível III da Universidade Federal de São Carlos, com experiência na área de Economia e Administração.

TítuloIntrodução à economia
Autora: Andréa Eloisa Bueno Pimentel 
Número de páginas: 86
Formato: 21 x 27,5 cm
Preço: R$ 26,00
ISBN: 978-85-7600-406-6 

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom