Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2015 08 Entrevistas inéditas resgatam o campo teórico dos estudos da infância brasileira

Clientes

Entrevistas inéditas resgatam o campo teórico dos estudos da infância brasileira

Aug 10, 2015

Os estudos sobre a infância do Brasil são bastante extensos, dispõem de uma produção densa e complexa e conta com a visão de muitos pesquisadores. Com o objetivo de configurar o campo teórico da sociologia da Educação Infantil no país a partir de artigos de especialistas renomados publicados em periódicos e, posteriormente, por meio de entrevistas com esses autores, Anete Abramowicz organiza 'Estudos da infância no Brasil: encontros e memórias', lançamento da EdUFSCar.

A obra traz importantes reflexões e análises a partir dos debates propostos por Florestan Fernandes e Virgínia Bicudo, na década de 1940, e de Maria Machado Malta Campos, Fúlvia Rosemberg, Sonia Kramer, Ana Lúcia Goulart de Faria, Tizuko Morchida Kishimoto e Ethel Volfzon Kosminsky no período de 1970 até os dias atuais. Durante três anos, foram feitas pesquisas para traçar os principais temas e perspectivas da publicação, que ainda conta com um CD intitulado “Memórias” que traz todas as entrevistas na íntegra.

Entre os temas apresentados no lançamento está a análise de As “trocinhas” do Bom Retiro, de Florestan Fernandes, produção extremamente importante para a compreensão da sociologia da infância, bem como as reflexões e análises a partir dos debates apontados ao longo do livro. Os capítulos podem ser lidos de maneira independente, ou então, ouvir apenas as entrevistas que constam no CD.

Ao traçar as trajetórias teóricas de pesquisadoras importantes para os estudos científicos sobre as crianças e suas infâncias, o lançamento contribui para o entendimento de como este campo teórico se constitui como objeto de estudo no Brasil. Dessa forma, dialoga com o presente, faz uma síntese das produções passadas e narra a história pessoal e científica de sete pesquisadoras brasileiras cujas investigações impactaram a constituição deste campo. 

Sobre a organizadora – Anete Abramowicz é professora titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos na área de Didática e Currículo. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação para a infância, atuando principalmente nos seguintes temas: criança e infância, sociologia da infância, diferenças, relações raciais, etárias e de gênero. 

TítuloEstudos da infância no Brasil: encontros e memórias
Organizadora: Anete Abramowicz
Número de páginas: 195
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 37,00
ISBN: 978-85-7600-408-0

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom