Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2015 08 Síntese da obra de Marc Angenot debate o papel do discurso nos laços sociais

Clientes

Síntese da obra de Marc Angenot debate o papel do discurso nos laços sociais

Aug 19, 2015

O que produz o entendimento e o desentendimento nos diálogos? Quais são os papéis dos discursos nos conflitos sociais? Por quais motivos convencer o outro é uma tarefa tão difícil? É sobre essas e outras questões que o pensamento do filósofo e linguista Marc Angenot é direcionado em "O Discurso social e as retóricas da incompreensão: consensos e conflitos na arte de (não) persuadir", lançamento da EdUFSCar, organizado por Carlos Piovezani.

Marc Angenot é doutor em Filosofia e Letras pela Universidade Livre de Bruxelas e especialista em Retórica, Teorias da argumentação, Análise do Discurso e História das ideias. Sobre estas temáticas possui uma vasta obra publicada em mais de 170 livros, cadernos de pesquisa e contribuições em coletâneas. Carlos Piovezani realiza uma síntese desta produção para demonstrar como se dá a origem dos discursos hegemônicos e dissidentes e qual a sua função na construção e na desconstrução dos laços sociais. 

Ao compilar importantes fragmentos da obra de Angenot, Piovezani expõe a existência de uma série de desentendimentos entre homens de uma mesma e distinta sociedade. E isso ocorre, pois “seus membros podem compartilhar tempo, espaço e língua, porém habitam temporalidades diversas, guiam-se por crenças e valores variados e concebem o mundo à imagem e semelhança de suas conflitantes ideologias”. 

Outro campo dos estudos da linguagem abordado na obra é a Retórica, também definida como “a arte de persuadir pelo discurso”. Angenot coloca em xeque o pressuposto de que se poderia convencer com os mesmos meios em diferentes épocas, espaços, culturas e sociedades. 

Com o objetivo de despertar o pensamento crítico de filósofos, linguistas e estudiosos do discurso, o lançamento oferece aos leitores noções da Análise do Discurso, da Retórica e da História das Ideias, bem como procedimentos metodológicos com os quais o leitor poderá por si mesmo realizar reflexões e análises do mundo contemporâneo.  

Sobre o organizador – Carlos Piovezani é professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar. Seus trabalhos consagram-se à fala pública, ao discurso político e aos discursos sobre a voz humana. Entre suas publicações, destaca-se Presenças de Foucault na Análise do Discurso (EdUFSCar, 2014).
 
Título: O Discurso social e as retóricas da incompreensão: consensos e conflitos na arte de (não) persuadir
Autor: Marc Angenot
Organizador: Carlos Piovezani
Número de páginas: 215
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-7600-409-7

 

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom