Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2015 10 Engenheiros da UFSCar e Unesp lançam versão atualizada de estudo sobre plásticos nos resíduos sólidos urbanos

Clientes

Engenheiros da UFSCar e Unesp lançam versão atualizada de estudo sobre plásticos nos resíduos sólidos urbanos

Oct 19, 2015

Após 10 anos da primeira edição de "Resíduos plásticos e reciclagem: aspectos gerais e tecnologias", os engenheiros Maria Zanin e Sandro Donnini Mancini relançam, pela EdUFSCar, estudo com dados atualizados sobre a realidade brasileira dos resíduos sólidos urbanos.

Esta segunda edição permite acompanhar a evolução do cenário de duas décadas para cá, visibilizando o potencial de reciclagem dos resíduos plásticos e enfatizando aspectos sociais, ambientais, políticos, econômicos, legais, técnicos e científicos que podem ajudar a entender porque a reciclagem deste tipo de material é possível, viável, necessária e urgente.

Em quatro capítulos, o livro conceitua o que é a ecologia industrial e esclarece o surgimento do termo Ecodesign. Explica a metodologia da análise de ciclo de vida, traz a definição de desenvolvimento sustentável, expõe a realidade brasileira e a necessidade da separação dos resíduos. Além disso, oferece dados sobre a indústria de reciclagem de plásticos, a legislação e as normas, os tipos de plásticos, o perfil da produção e os tipos de reciclagem (mecânica, química, química do PET e energética).

De acordo com os autores, a ação de reciclar apresenta um significado ainda maior quando pensada como parte de um conjunto de procedimentos que visam à redução dos impactos ambientais associados ao plástico, como o acúmulo de resíduos de difícil degradabilidade, e ao esgotamento de matéria-prima não renovável. Neste sentido, os especialistas não apenas indicam soluções técnicas, mas também propõem uma revisão de valores, questionando o mundo onde o mercado e o consumo assumiram papéis impactantes, trazendo consigo a conhecida crise ambiental.

Os autores enfatizam ainda a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, como um “salto mitigador para a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos no Brasil e para as organizações de catadores e catadoras de resíduos”, explicam.

A linguagem simples, concisa e prazerosa foi mantida da primeira edição. Isto torna o livro imprescindível, não só para os que trabalham com temas relacionados à produção de materiais ou ao controle de resíduos, mas para todos os que se preocupam com a melhoria da qualidade ambiental e a conservação dos recursos que permitem a manutenção da vida e de sua diversidade. 

Sobre os autores – Maria Zanin é professora aposentada do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos, na qual foi docente de 1979 até 2004. Atualmente, faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar e do Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-Ecosol-UFSCar/São Carlos). Coordena projetos em tecnologia da reciclagem de resíduos e em geração de trabalho e renda na cadeia da reciclagem dos resíduos. 

Sandro Donnini Mancini é engenheiro de Materiais, mestre em Engenharia de Materiais e doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCar. É também Livre-Docente em Materiais e Reciclagem pela Universidade Estadual Paulista e concluiu Especialização em Jornalismo Científico pela Unicamp. Atualmente, e desde 2003, é docente da Unesp, em Sorocaba-SP.

TítuloResíduos plásticos e reciclagem: aspectos gerais e tecnologias
Autores: Maria Zanin e Sandro Donnini Mancini
Número de páginas: 138
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 34,00
ISBN: 978-85-7600-413-4

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no sitewww.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom